Viscondes do Reino Ocidental
REGRAS
PREPARAÇÃO
►Coloque o Castelo ao centro do Tabuleiro Principal;
►Embaralhe e separe em 5 pilhas todas as Cartas neutras de Aldeões (nomes em preto) e coloque cada pilha nos espaços do tabuleiro com a face voltada para cima, as cartas possuem:
- Pratas: Custo para contratação e dispensa ou valor de movimento;
- Ícones: Para as ações principais;
- Efeitos imediatos: no momento da compra ou da dispensa;
- Habilidade da Carta: Pode ou não haver um custo, ação, exigência ou evento associado (representado pela )
- Momento da habilidade: Imediato Contínuo Saída
►Manuscritos: 5 pilhas, cada pilha com 7 manuscritos - 6 pretos e 1
cinza (cinza por cima);
►Reserva: Prata, Tinteiros, Ouro, Pedra, Multiplicadores, 4 cartas
bônus e carta do castelo ao lado do tabuleiro;
►Monte as pilhas de pobreza (cartas de débitos) e de prosperidade
(cartas de escrituras) de acordo com o número de jogadores e ficarão por cima das cartas de pobreza e de prosperidade, as outras ficarão por baixo e assim
que a carta de pobreza\prosperidade for revelada, dispara o fim do
jogo
►Marcador de primeiro jogador (fixo durante toda a partida);
►Monte pares (jogadores +1) de cartas de heróis aldeões (nomes em marrom) e cartas de jogadores;
►Na ordem inversa, cada jogador escolhe um par de cartas e:
- Coloca o Visconde no tabuleiro principal;
- Recebe todos os recursos da carta de jogador;
- Faça as outras etapas da carta de jogador;
- Embaralhe seu deck de cartas aldeões inciais (nome na cor do jogador) com o herói e compre 3 cartas;
TURNOS
►O Turno do jogador está descrito no topo do tabuleiro do jogador e passa pelas seguintes fases, na rodem:
- Gestão de Cartas;
- Movimento;
- Ação Principal;
- Recrutamento;
- Resolução de Colisão e
- Compra de Cartas;
►Os efeitos são obrigatórios, exceto Reorganizar, Descartar, Destruir e Mover Trabalhadores
- Executar a ação de Saída da carta (se houver)
- Baixar uma carta da mão e aplique a ação imediata (se houver)
- Se a carta baixada apresentar um ícone de Criminoso, ande na trilha de corrupção na quantidade total de ícones das cartas baixadas no seu tabuleiro.
► Caso termine no mesmo local de outro jogador, este poderá reordenar as cartas em seu tabuleiro.
►Use as habilidades contínuas durante o seu turno
►Verifique habilidades para uso durante a colisões
Caminho Externo
Negociar
►Usar os ícones e gastar moedas de acordo com o espaço de ação e receber as recompensas:
- 1 prata por cada mercadoria;
- 1 recurso a cada 2 mercadorias;
►Destrua 1 carta a cada 3 mercadorias: Remove da sua mão (ou às cegas do topo de
seu deck) e recebe as pratas da carta;
►Vire uma carta de débito\escritura a cada 4 mercadorias;
Edificar uma Construção
►Construir no espaço vazio onde está o seu
visconde, separado pelo rio;
►Usar ícones e gastar pedras de acordo com o
espaço do tabuleiro individual;
►Recebe o efeito de onde posicionar sua construção e todos os jogadores envolvidos
recebem o bônus de conexão (se houver);
►Construções liberam upgrades em seu tabuleiro individual e valem pontos no final
da partida.
Caminho Interno
Alocar Trabalhadores
►Pode alocar 1,2,3 ou 4 trabalhadores de acordo
com a quantidade de ícones e/ou gastando ouro
conforme tabela no tabuleiro do jogador;
►Entram pelo 1° nível adjacente ao Visconde. A cada 3 trabalhadores seus na seção:
- - Suba 1 trabalhador 1 nível e aplique o efeito da seção;
- - Mova 1 de cada trabalhador restante para os lados;
- - Repete a verificação (3 trabalhadores) por nível, resolvendo os níveis na ordem,
mas no segundo nível os trabalhadores não são movidos para os lados;
►Verificar se sobraram mais de 3 trabalhadores na seção, devolvendo os excedentes
para os jogadores, que recebem moedas, conforme a carta de referência;
►A carta de líder fica com o jogador que possuir mais trabalhadores no topo do castelo;
Transcrever Manuscritos
►Usar os ícones e gastar tintas de acordo com o
número informado no manuscrito;
►Executar o efeito imediato (se houver) e somente
é permitido 1 manuscrito por turno;
►O primeiro que fizer 3 manuscritos da mesma cor recebe a carta de bônus;
►O manuscrito fornece pontos ao final da partida (inclusive pela coleção);
►Efetuar os “efeitos de compra” da carta e a carta vai para o seu descarte.
- Todos os jogadores com segunda oficina construída e sem criminosos andam uma posição na virtude;
- Verificar e ativar efeitos das cartas com ícone de colisão;
- Jogador atual recebe os ícones acima da trilha;
- Outros jogadores recebem os ícones abaixo da trilha;
- Após resolver a colisão, os marcadores voltam ao início das trilhas;
►Marcadores de corrupção e virtude são movidos durante o jogo e em
caso de conflitos: a corrupção é sempre movida antes da virtude;
►Marcadores são movidos juntos se estiverem empilhados.
► Se precisar embaralhar seu descarte para comprar cartas, deverá andar na trilha de corrupção ou virtude.
FIM DO JOGO
Assim que a carta de Pobreza ou Prosperidade for revelada, dispara o
final da partida e os jogadores terminam a rodada atual e jogam mais
uma rodada.
Pontuação Final
►Construções, segundo o tabuleiro individual;
►Trabalhadores no castelo de acordo com seus níveis posicionados
(1, 2 ou 3 pontos para cada trabalhador) e a carta de Líder;
►Manuscritos: pontos Individuais, suas Coleções e pelas cartas de
bônus (3 manuscritos da mesma cor);
►Escrituras e Débitos:
- 1 pontos por Escritura adquirida ou 3 pontos por Escritura virada;
- Perde 2 pontos por débitos não virados;
- Bônus das cartas de pobreza e/ou prosperidade:
- O jogador precisa ter ao menos uma carta virada para pontuar;
- Débitos ou escrituras devem estar viradas;
- Em caso de empate os pontos são somados e divididos;
- Em dois jogadores a pontuação do meio é desconsiderada;
►O jogador com maior pontuação vence a partida e para desempate vence que possuir mais pratas e recursos.