Micelio


REGRAS

Geral

►Duas pilhas embaralhadas das peças triangulares de terrenos;

Tabuleiro: 12 peças de terrenos aleatórias para formar a estrela (6 de cada pilha);

Marcadores de inseto nas peças do tabuleiro com marcações de inseto;

Cartas de cogumelos embaralhadas em uma pilha

Mercado: Abra 3 cartas de cogumelos

►Marcador de final de partida

Jogador

Um marcador de inseto para cada jogador

Cartas de cogumelo: Cada jogador recebe 3 cartas aleatórias e mantém fechadas até o final da preparação * Em 2 jogadores, o segundo jogador recebe uma carta adicional

►Jogador posiciona seus tabuleiros de cogumelos na ordem (1 a 5) e posiciona seus respectivos cogumelos crescidos.

►Para partidas mais curtas, é possível usar 3 ou 4 tabuleiros de cogumelos

Contadores de esporulação nos espaços mais à esquerda dos tabuleiros do jogador

Cogumelo Mãe: Na ordem inversa do turno, jogadores colocam em uma das peças centrais do tabuleiro (6 peças centrais, exceto peças pretas), ganhando o inseto, se houver.

►Se nas 6 peças centrais tiverem tantas peças pretas que impeçam os jogadores de colocar seus cogumelos mãe, embaralhe novamente as peças e refaça a estrela;

Solo

►Preparação de partida normal, sem as peças pretas.

►Embaralhe a pilha de cartas do Autômato

Nível de dificuldade: lado verde média e lado amarelo alta.

►Autômato usa suas duas cartas de referência no lugar dos tabuleiros do jogador com os marcadores de esporulação

►Autômato recebe: 5 cartas de cogumelos, 2 fichas de insetos, seus marcadores de cogumelos e de esporos . O autômato não pontua por cartas de cogumelos, as 5 cartas inicias recebidas são utilizadas para a ação especifica de apodrecer do jogador, que permite roubar uma carta do adversário.

►Humano é o jogador inicial,


Cada jogador realiza em seu turno duas das seis ações disponíveis diferentes e pode fazer ações extras com marcadores de insetos.

AÇÕES

REDES

►Suas peça coloridas representam a sua rede (esporos, cogumelos crescidos e cogumelo mãe);

►Cogumelos Crescidos e Cogumelo mãe controlam os esporos de outros jogadores e interrompem a rede dele, pertencendo à rede do jogador do Cogumelo maior;

►Cogumelos mãe tem prioridade sobre cogumelos crescidos;

Mover

►Mova seu Cogumelo Mãe até dois espaços, recolhendo insetos das peças por onde passa, se houverem.

►Cogumelo Mãe bloqueia Cogumelo Crescido de outro jogador (não esporulam ou apodrecem)

►Dois cogumelos mãe não podem ocupar o mesmo espaço, nem passar por outro cogumelo mãe;

Explorar

►Revele uma peça triangular e coloque no tabuleiro.

►Coloque marcador de inseto de a peça exibir o símbolo.

Esporular

►Escolha um cogumelo: Mãe ou um Crescido (que não esteja bloqueado por um adversário);

►O Cogumelo Crescido espalha a quantidade de esporos definidos na carta

►Cogumelos Mãe espalha dois esporos (por padrão);

►Jogue o dado e coloque esporos:

  • Mova o marcador de esporulação um espaço (exceto cogumelo Mãe);
  • Coloque um esporo no terreno do seu cogumelo;
  • O próximo esporo deve respeitar o resultado do dado;
  • Os próximo esporos seguem a mesma direção, ignorando os símbolos de vento das próximas peças;

Crescer

Remova os esporos de uma de suas redes do tabuleiro, dos terrenos de cores especificadas na sua carta de cogumelo;

►Terrenos Pretos representam coringa (qualquer cor)

►Coloque um dos seus marcadores de cogumelo em uma das peças do tabuleiro que removeu algum dos esporos;

►Coloque a carta no seu tabuleiro onde retirou o marcador de cogumelo;

►Não são permitidos 2 cogumelos na mesma peça, mas pode crescer um cogumelo na peça do seu Cogumelo Mãe.

Apodrecer

►Cogumelo com Marcador de Esporulação no 2, podem apodrecer, desde que não esteja bloqueado por um cogumelo Mãe adversário;

►Mova a carta do cogumelo para baixo do respectivo tabuleiro da carta;

►O Marcador de cogumelo volta para o tabuleiro do jogador;

►Reinicie o Marcador de Esporulação

►Resolva a ação de apodrecimento da carta:

  • Ação Imediata: executada imediatamente ao apodrecer
  • Aprimoramento: Aplicadas imediatamente e pelo resto da partida
  • Melhoria de Cogumelo: somente ao cogumelos desse espaço do tabuleiro;

Descobrir

►Pegue 1 carta de cogumelo das 3 disponíveis no mercado, ou a carta fechada do topo do baralho.

Não tem limite de cartas na mão

►Gaste 1 inseto para repor o mercado, a qualquer momento do seu turno

Ações Extras

►Troque 3 cartas por um marcador de insetos

►Gaste 2 insetos: para mover o cogumelo mãe de outro jogador para qualquer outro terreno do tabuleiro;

►Gaste 1 inseto: para repor as 3 cartas do mercado no seu turno


AÇÕES - SOLO

►Ao Abrir uma carta o autômato resolve duas açoes, respeitando a seguinte oderm:

CRESCER > APODRECER > ESPORULAR > MOVE

Mover

►Mova o cogumelo mão até 2 espaços na direção do alvo marcado na carta, determinado pelo dado do vento.

►A carta de referência apresenta o resumo de cada símbolo do dado.

►Se não for possível fazer ao menos 1 movimento, role o dado novamente 2 vezes e siga a posição da peça triangular. Se mesmo assim o cogumelo não se movimentar, o autômato faz a ação de EXPLORAR

►Se um cogumelo crescido estava bloqueado e a ação mover foi a única ação possível, o autômato gasta 1 inseto e move o cogumelo mãe do jogador para o local mais longe no tabuleiro e faz uma ação explorar

Esporular

►Esporule um cogumelo crescido, se não houver, esporule o cogumelo mãe;

►Se vários cogumelos estiverem crescidos, devem esporular na ordem, para que os contadores de esporulação caminhem juntos;

►Se o cogumelo que irá esporular estiver na borda do tabuleiro, uma nova peça é aberta, como a ação de explorar, e conta como uma das duas ações do autômato. Em seguida autômato faz a ação de esporular;

Crescer

►Os esporos estão informados na carta do autômato, caixa em branco são coringas;

►Os esporos são retirados um a um, priorizando peças com mais esporos e segue a regra padrão da rede de micélio

►O local do cogumelo prioriza um espaço de onde foi retirado um esporo informado na carta e em seguida em local mais próximo do oponente;

Apodrecer

►Se bouver um cogumelo na posição dois na esporulação, ele deve ser apodrecido e é executa a ação mostrada na carta do autômato

Descobrir

►Autômato não executa essa ação.


►O jogos se encerra imediatamente quando um dos jogadores possuir um cogumelo apodrecido sob cada um dos seus 5 tabuleiros.

►O jogador que acionou o fim do jogo recebe marcador de 5 pontos (EMV).

►Jogadores recebem seus pontos por seus cogumelos crescidos e apodrecidos e também, 1 ponto por cada 2 marcadores de insetos.

►Desempate: Mais cogumelos crescidos e em seguida mais marcadores de insetos.

SOLO

►Assim como as regras normais, assim que o autômato ou o jogador humano apodrecerem 5 locais, o jogo encerra

►Autômato recebe 5 pontos por cada cogumelo crescido e bônus por insetos

►Autômato não recebe o marcador de final de partida


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  • Última modificação: 2 semanas atrás
  • por admin