Luna Maris
REGRAS
PREPARAÇÃO
► Marcador dos jogadores nas trilhas :
- 5 pontos
- Ordem de turno
- CO2
- Pesquisa em extração e em sustentabilidade
- 1 marcador de sonda
► Depósito de emergência: 1 Energia, 1 Água e 1 Ferro para cada jogador
► Fichas de Demandas: quantidade de jogadores +1, de cada tipo, viradas para baixo, revele a primeira.
► Cartas de Cientistas: de nível 2, abre 3 cartas
► Cartas de Alimentos: Retire as cartas marcadas se jogo com 3ou menos jogadores, embaralhe e abra 3 cartas
► Módulos avançados: 5 aleatórias viradas para cima no topo do tabuleiro
► Recursos: Estoque de Energia, Ferro, Titânio, Água e Hélio (todos são ilimitados)
- Stress abaixo do valor 6 O2
- Zero da trilha de O2
- 3 Sondas
- 3 de Energia
- 2 de água
- 1 Minério de Ferro
- 1 Lixo
► Ficha de ferramenta: Abre em número de jogadores +1, cada um escolhe na ordem inversa do turno
► Astronauta: Revele carta(s) de cientista(s) aleatória(s) e na ordem do turno cada jogador coloca seu astronauta em um dos módulos:
- 2 jog.: 1 carta de nível 1
- 3 jog.: 1 carta de nível 2
- 4 jog.: 2 cartas de nível 1
FASES
► Partida ocorre durante 5 rodadas com três fases cada rodada.
- Tabuleiro do jogador: Move minérios para direita.
- Recebe os minérios pela localização das sondas.
B) Energia Solar:
- Na 3ª e 5ª rodadas jogadores recebem 3 energias
A) Ativar Módulos:
- Escolher cientista: com o símbolo do módulo que deseja se mover e/ou ativar e mesmo que deseje reativar o módulo em que já se encontrava;
- Mova o astronauta até um módulo presente na carta, gastando um O2 para cada sala que entrar, ou o mantenha no módulo para reativá-lo e, nesse caso, gaste 1 O2
- Pode ativar o módulo descartando 1 energia e executando a ação, ou se o módulo já estiver ativado, não gaste energia, porém o jogador manteve seu astronauta no espaço de ativação recebe 1 ponto.
- Pode fazer apenas a ação principal, apenas fazer a ação extra ou ambas na ordem que quiser. A ação extra não requer ativação de módulo pelo astronauta.
- Cartas de cientista nível 2 permitem mover e ativar um segundo módulo (não o mesmo)
- Depósito de emergência: Ação livre, pega o seu recurso e diminui a quantidade de pontos.
- Ferramenta especial: Pode ser usada 1 vez por rodada, vire após ser usada;
B) Alimentar Cientistas:
- Descarta 1 ou mais carta de alimento e retorna a quantidade de cartas de cientistas de acordo com o número do alto da carta.
- Receba bônus da carta de alimento, se houver.
- Valor excedente se transforma em lixo (da reserva comum)
- Astronauta libera o espaço de ativação de módulo
- Se não tiver carta de alimentos: o jogador perde 2 pontos para cada carta de cientista que deseja voltar à sua mão, até chegar em zero
C) Encerrar o expediente:
- Astronauta libera o espaço de ativação de módulo
- Disco na ordem de turno recebendo o bônus, se houver
- Jogador encerra e só volta na próxima rodada
Módulos
TITÂNIO
► O titânio pode ser usado a qualquer momento do seu turno no lugar do minério de ferro
Sala de Descompressão
► Mova o nível de estresse
► Coloque a sonda em um espaço vazio
► Receba o bônus informado no seu tabuleiro ao retirar a sonda
► Não recebe o recuros da sonda nesse momento, somente na ação da mineração ou na fase de produção (início de cada rodada)
Sala de Comunicação
► Pague o custo e pegue uma carta
► Mova as cartas e abra uma nova
Sala de Expedição
► Descarte os recursos da ficha de demanda
► Receba os bônus
► A ficha de demanda vale ponto no final do jogo
► Revele a nova ficha de demanda, se acabar as fichas, a pilha fica vazia
Laboratório
► Avance 1 espçao em uma das duas trilhas de pesquisa
► Pesquisa Maximizada: Se atingir o topo, recebe 5 pontos e escolha 1 bônus de um espaço disponível
Este módulo possui ação extra
► Escolha um dos módulos avançados e cocolque sobre o respetivo módulo
► Gaste 1 energia (indepedente do módulo estar ativado ou não) e dois titânios
► Coloque 1 disco no espaço de bônus e receba a pontuação
Complexo Industrial
► Escolha uma extração disponível;
► Descarte recursos excedentes;
Este módulo possui uma ação extras
► Descarte até duas energias para descer na trilha de CO2, um espaço por energia.
Mineração
Mineração
► Ative a(s) sonda(s) e receba os minério(s)
OU
► Troque 1 Mínerio por dois titânios e 1 lixo
Usinas de Energia
Não precisa de ativação, não gasta energia
► Descarte 1 minério e recebe duas energias e 1 ponto
OU
► Descarte 1 água e 1 lixo para receber 4 energias e 1 ponto
Usina de Reciclagem
► Escolha uma reciclagem disponível;
► Se jogador possuir a ferramenta especial desse módulo, pode usar como uma reciclagem disponível;
Estufa
► Pegue uma carta de alimento aberta
OU
► Gaste 1 água, pegue as três carta e 1 ponto
► Quando o jogador terminar seu turno, abra novas cartas, se precisar embaralhe o descarte
Dormitório
► Descarte quantas cartas de cientista quiser
► Para cada valor de carta de cientista mova o marcador de stress
► Se for a segunda ação de um cientista nível 2, valor dessa carta será 1
► Pontuar pelos créditos de carbono: pela ordem na trilha de CO2
► Pontuar pelas melhorias construídas: Topo do tabuleiro;
► Reativar a ferramenta especial: Viram a peça para a próxima rodada
► Mover o marcador de oxigênio: zeram os marcadores da trilha de O2
FIM DO JOGO
Pontos de final de jogo:
► Estresse: marcador de stress2 ou 5 pontos
► Cientistas: 2 pontos para cada cientista nivel 2
► Alimentos: Marior variedade e maior valor nutricional.
► Trilha de CO2
► Demandas atendidas
► Recursos
► Lixo