Great Western Trail - Argentina
REGRAS
PREPARAÇÃO
►5 Fichas aleatórias de mestre da estação
►8 fichas de construção, use as letras ou distribua aleatoriamente
►Ficha do mercado de trabalho
►Sacolas das Fichas A, B e C
►Sorteie 5 Fichas de Fazendeiros da sacola A e coloque no tabuleiro
►Sorteie 5, 8 ou 11 fichas de trabalhadores do saco B, para 2, 3 ou 4 jogadores.
►Preencha os espaços de previsão das fichas A,B e C no tabuleiro
►Embaralhe e sorteie 9, 12 ou 15 cartas de gado para 2, 3 ou 4 jogadores. Faça uma pilha com as cartas de Fadiga
►Embaralhe e revele 4 cartas de objetivos
►Abra os 18 navios com símbolo do sol e faça uma pilha com os navios restantes
►3 mapas de cidade: Le Havre, Rotterdam e Liverpol. Use o lado que preferir, mas cubra os espaços centrais de acordo com o número de jogadores informado nas peças;
►Reserva geral com moedas e fichas de troca
►10 fichas de construção em ordem de carpinteiros, todos jogam com os mesmos lados das fichas, escolhidas da forma que convier.
►Itens do jogadores:
- 18 discos: 1 em Le Havre e os demais no seu tabuleiro
- 1 Locomotiva no prédio cinza
- 2 marcadores: grãos e certificados
- 1 estanceiro
►Embaralhe as 14 cartas iniciais de gado do jogador com 1 carta de fadiga
►Todos recebem 1 ficha de troca e:
- 1º jogador: 7 pesos e compram 4 cartas
- 2º jogador: 8 pesos e compram 5 cartas
- 3º jogador: 9 pesos e compram 6 cartas
- 4º jogador: 10 pesos e compram 7 cartas
FASES
Os jogadores se revezam em turnos em sentido horário e seguem as seguintes fases, na ordem (clique para detalhes):
►Antes de realizar a fase A o jogador pode baixar uma carta de objetivo e realizar a ação imediata.
►O jogador deve mover seu estanciero pelos espaços do tabuleiro, observando as setas, até o limite de passos indicado no seu tabuleiro.
►Um espaço válido para movimento é aquele que tem uma ficha colocada.
►Se passar por local que mostra uma mão preta ou verde, deverá pagar a quantidade de moedas representada em seu tabuleiro, para o jogador que construiu a ficha, ou deixar a moeda no tabuleiro para fichas de fazendeiros.
►A locomotiva do jogador libera atalhos e se desejar alcançar esse espaço, o estanceiro é transferido para Buenos Aires.
►Antes ou depois de realizar qualquer ação dessa fase, o jogador pode baixar uma carta de objetivo e realizar a ação imediata.
►Se parar sobre uma ficha de construção sua, o jogador pode fazer uma ou mais ações informadas na peça, na ordem que preferir
►Se parar em uma ficha de construção de outro jogador, o jogador pode realizar uma única ação auxiliar
►Se parar em uma ficha de fazendeiro, o jogador pode:
- Realizar uma ação auxiliar ou
- Ajudar um granjeiro: Some a força que possuir em seu tabuleiro e revele até 4 cartas de gado para acrescentar a força. Se possuir força igual ou maior que o especificado na ficha do fazendeiro que você parou, você pega as moedas e a ficha que pode ser colocada no seu tabuleiro ou ao lado (para pontuação final e dos objetivos).
►Se mostrou 1 ou 2 cartas coloque uma carta de fadiga no seu descarte, se mostrou 3 ou 4 coloque 2 cartas de fadiga.
► Se parar em Buenos Aires, realize as sub fases abaixo:
1. Entrega adicional
►Mova um dos seus discos de jogador de um cais para um espaço vazio no mesmo mapa de cidade. Entregue imediatamente os grãos requisitados para ganhar o bônus coberto.
2. Rendimento
►Revele todas as cartas da sua mão, calcule seu rendimento (cartas + certificados no tabuleiro) e ganhe esse valor do banco. Então, descarte sua mão na sua pilha de descarte pessoal. Nessa etapa, você pode remover da sua mão as cartas de fadiga.
3. Carregamento
►Mova um dos seus discos de jogador do seu tabuleiro de jogador para uma ficha de navio de número igual ou inferior ao valor que recebeu de rendimentos e carregue a quantidade de grãos requisitada. Exceto os navios 0 e 18, cada jogador só pode colocar uma ficha em cada navio.
4. Previsões A, B e C
►Escolha uma das 2 fichas nos espaços de previsão abaixo do espaço 4, 5 6 e mova-a para suas seções correspondentes. Se a ficha de mercado de trabalho atravessar a seta amarela ou azul, reabasteça o mercado de gado ou mova as fichas dos navios para as cidades, retirando as peças de navio do jogo e adicionando mais 2 novos navios.
►Reponha as cartas de sua mão até o limite identificado no seu tabuleiro de jogador
FIM DO JOGO
O jogador que removeu a ficha de mercado de trabalho do tabuleiro, não realiza mais nenhum turno e cada um dos outros jogadores realiza seu último turno, seguindo para a pontuação final:
►1 ponto para cada 5 moedas
►Fichas construídas
►Navios
►Cidades
►Estação de trem
►2 Pontos para cada fazendeiro fora do seu tabuleiro
►Cartas de Gados
►Cartas de objetivo: as tarefas devem ser cumpridas individualmente e o jogador pode verificar se deseja baixar as cartas de objetivo que ainda estão na sua mão (sem receber o bônus)
►Fichas de mestres de estação
►4 pontos para cada trabalhador no quinto ou sexto espaço do tabuleiro
►2 pontos de liberou o espaço de movimentação do seu tabuleiro
►2 pontos pela ficha de mercado de trabalho.
O jogador com mais pontos vence e em caso de empate a vitória é compartilhada.