Encyclopedia
REGRAS
PREPARAÇÃO
•Tabuleiro no centro da mesa;
•Reserva com Fichas de expedição, moedas e selos reais;
•6 Fichas de rodadas aleatórias;
•Embaralhe as Cartas de especialistas e abra 6;
•Embaralhe as Cartas de animal e abra de acordo com a quantidade de jogadores;
•Coloque todos os dados na bolsa;
•Um tabuleiro com ajuda e personagem;
•Marcadores de pontuação no zero;
•Marcadores de reputação;
•Marcador de primeiro jogador;
•Na ordem inversa do turno, cada jogador escolhe 2 cartas de Animal, ao final de todas as escolhas, as cartas são repostas;
•Moedas e fichas iniciais: 1 ficha de expedição e
- 1° Jogador: 2 moedas;
- 2°/3° Jogador: 3 moedas;
- 4° Jogador: 4 moedas;
•Tabuleiro do IA (verso do tabuleiro do jogador);
•Escolha 1 carta de comportamento e 1 de pontuação;
•1 carta de continente de cada tipo o topo do tabuleiro do IA, aleatoriamente, serão a prioridade da IA;
FASES
•Encyclopedia é jogador durante 6 rodadas;
•A cada rodada todas as cartas de animais e especialistas são renovadas;
•Cada Jogador compra 4 dados aleatoriamente e aloca cada dado em um dos espaços do seu tabuleiro do jogador, da forma que desejar;
•Vire a ficha de rodada e aplique seu efeito para todos os jogadores:
Ficha da rodada | ||
---|---|---|
Cada jogador recebe 1 ficha de Expedição. | ||
Cada jogador recebe 3 moedas. | ||
Na ordem do turno, cada jogador escolhe 1 carta de especialista, ao final as cartas são repostas. | ||
Na ordem do turno, cada jogador escolhe 1 carta de animal, ao final as cartas são repostas. | ||
Cada jogador compra 1 dado adicional, alocando 2 dados em um mesmo espaço. | ||
Sem efeito. |
O Jogador pode escolher 1 dado do seu tabuleiro e nenhum efeito é ativado;
Ou pode escolher 1 dado do adversário, concedendo o efeito do espaço do dado, ao dono do dado:
Sem efeito | |
Recebe 2 moedas | |
Recebe 2 pontos de reputação | |
Recebe 3 pontos de vitória |
•O Jogador usa o dado escolhido para fazer uma das 6 ações do jogo;
•Moedas: Durante qualquer ação, aumenta o valor do dado em 1 para cada moeda. É possível aumentar para um valor além de 6;
•Fichas de Expedição: Durante qualquer ação, muda a cor do dado. Somente da ação de expedição pode alterar o valor do dado em 2;
•Reputação: Ao receber reputação , o jogador anda na trilha do seu tabuleiro e recebe os benefícios ao passar ou parar em um espaço de bônus (imediatamente ou ao término das ações de outro jogador);
•Selo Real: A qualquer momento do seu turno, o jogador pode descartar um selo para:
- ganhar 5 moedas;
- aumentar o valor do dado em 5 e mudar a cor de um dado (ao mesmo tempo);
- Uma ação adicional (somente ao final do turno);
- Se não descartada valerá 5 pontos no final da partida;
•Especialistas: as cartas podem possuir efeito imediato , permanente ou de final de jogo ;
Ações
Embaixada
•A cor do dado não faz diferença;
•Aloque o dado na área da embaixada e receba fichas de expedição:
Valor do dado | 1-2 | 3-4 | 5-6 |
---|---|---|---|
Fichas de Expedição | 1 | 2 | 3 |
Banco
•A cor e o valor do dado não faz diferença;
•Aloque o dado na área do banco e pegue 5 moedas;
•Se for o primeiro jogador a alocar nesse espaço, pegue a ficha de Primeiro Jogador do antigo dono;
Universidade
•O valor do dado não faz diferença;
•Aloque o dado na área da Universidade e pegue uma carta de Especialista;
•Se o dado for da mesma cor da carta, recebe uma ficha de expedição;
•A carta vai acima, ficando ativa, ou abaixo de uma das cartas dos 4 espaços do tabuleiro do jogador;
•Cartas cobertas contam apenas para pontuação das coleções (cores) de final de jogo;
•Cartas de especialistas não são repostas durante rodada;
•Bônus de reputação: se não houver especialistas disponíveis, o jogador pega o especialista do topo do baralho;
Academia
•Aloque o dado na área da Universidade e pegue uma carta de Animal;
•A carta deve ser da mesma cor do dado;
•Fichas de expedição podem mudar a cor do dado e as moedas o valor;
•Receba pontos de reputação, de acordo com o valor da ação:
Valor do dado | 1-2 | 3-4 | 5-6 |
---|---|---|---|
Pontos de Reputação | 1 | 2 | 3 |
•Cartas de animal não são repostas durante a rodada;
•Bônus de reputação: se não houver animais disponíveis, o jogador pega o carta do topo do baralho;
Expedição
•Aloque o dado no espaço mais à esquerda de um continente da mesma cor;
•Receba a reputação indicado no espaço alocado;
•Aumente o valor do dado, de acordo com os espaços abaixo do dado alocado;
•Fichas de expedição podem mudar a cor do dado ou +2 no valor do dado;
•Moedas podem alterar o valor do dado;
•Selo real pode aumentar em +5 o valor do dado;
•Escolha os animais da cor do continente para pesquisar;
•Gaste os pontos do valor do dado de acordo com o tipo da pesquisa, colocando os cubos nas cartas:
Tipo I | Tipo II | Tipo III | Tipo IV |
---|---|---|---|
2 | 4 | 7 | 10 |
•Receba os pontos de vitória pelos espaços II, III e IV;
Publicação
•Aloque o dado em uma das suas carta de animal de mesma cor;
•Fichas de expedição podem mudar a cor do dado;
•O valor do dado determina quais tipos podem ser publicados nessa ação:
Continente | I | II | III | IV |
---|---|---|---|---|
2+ | 3+ | 4+ | 5+ | 6+ |
•Podem ser publicados os cubos de pesquisa até o tipo mais alto definido pelo dado;
•Começando pelo tipo mais alto, cada categoria é publicada da carta escolhida e, se desejar, de outros animais com cubos nas mesmas categorias;
•Ao publicar, os cubos são movidos para o tabuleiro principal e o jogador recebe a pontuação por cada cubo;
•Para cada tipo somente uma categoria será publicada, a mesmo do animal escolhido pelo dado;
•Todos os animais que participaram da publicação, terão seus cubos restantes descartados;
•Se desejar pode escolher mais de suas cartas, do mesmo continente, que não participaram da publicação para serem descartadas, nesse caso descarte os cubos. Essas cartas participam do tipo Continental;
•As cartas de animais publicadas, ou escolhidas, do mesmo continente são colocadas viradas para baixo ao lado do seu tabuleiro;
•As cartas de animais publicadas de outro continente são descartadas e removidas do jogo;
•Receba um selo real pela publicação;
FIM DA RODADA
•Ação Adicional: Na ordem de turno, poderá gastar 1 Selo real para fazer uma ação adicional, pegando qualquer dado do tabuleiro e rolando novamente;
•Ao final da rodada:
- Cartas de Especialistas no tabuleiro são descartadas;
- Cartas de Animais do tabuleiro são descartadas;
- Todos os dados são devolvidos à bolsa;
•Uma nova rodada se inicia;
FIM DO JOGO
•Após a 6ª rodada o jogo acaba e são pontuados:
- Coleção nas categorias publicadas no tabuleiro principal;
- Coleções por cada continente, somando as cartas de animais publicadas* e de especialistas (ativas ou cobertas);
- 4 PV por cada Selo Real;
- 1 PV para cada 2 moedas;
- 1 PV para cada ficha de Expedição;
Desempate: Quem publicou mais animais.
*Cartas não publicadas são descartadas e seus cubos perdidos