Viscondes do Reino Ocidental


REGRAS

PREPARAÇÃO

Geral

►Monte o tabuleiro aleatoriamente, verifique a indicação de quantidade de jogadores (borda interna);

►Coloque o Castelo ao centro do Tabuleiro Principal;

►Embaralhe e separe em 5 pilhas todas as Cartas neutras de Aldeões (nomes em preto) e coloque cada pilha nos espaços do tabuleiro com a face voltada para cima, as cartas possuem:
  • Pratas: Custo para contratação e dispensa ou valor de movimento;
  • Ícones: Para as ações principais;
  • Efeitos imediatos: no momento da compra ou da dispensa;
  • Habilidade da Carta: Pode ou não haver um custo, ação, exigência ou evento associado (representado pela )
  • Momento da habilidade: Imediato Contínuo Saída

►Manuscritos: 5 pilhas, cada pilha com 7 manuscritos - 6 pretos e 1 cinza (cinza por cima);

►Reserva: Prata, Tinteiros, Ouro, Pedra, Multiplicadores, 4 cartas bônus e carta do castelo ao lado do tabuleiro;

►Monte as pilhas de pobreza (cartas de débitos) e de prosperidade (cartas de escrituras) de acordo com o número de jogadores e ficarão por cima das cartas de pobreza e de prosperidade, as outras ficarão por baixo e assim que a carta de pobreza\prosperidade for revelada, dispara o fim do jogo

Jogador

►Tabuleiros individuais e seus componentes;

►Marcador de primeiro jogador (fixo durante toda a partida);

►Monte pares (jogadores +1) de cartas de heróis aldeões (nomes em marrom) e cartas de jogadores;

►Na ordem inversa, cada jogador escolhe um par de cartas e:
  • Coloca o Visconde no tabuleiro principal;
  • Recebe todos os recursos da carta de jogador;
  • Faça as outras etapas da carta de jogador;
  • Embaralhe seu deck de cartas aldeões inciais (nome na cor do jogador) com o herói e compre 3 cartas;

TURNOS

►O Turno do jogador está descrito no topo do tabuleiro do jogador e passa pelas seguintes fases, na rodem:

  1. Gestão de Cartas;
  2. Movimento;
  3. Ação Principal;
  4. Recrutamento;
  5. Resolução de Colisão e
  6. Compra de Cartas;

►Os efeitos são obrigatórios, exceto Reorganizar, Descartar, Destruir e Mover Trabalhadores

1. Gestão de Cartas

►Mover as cartas para a direita no seu tabuleiro:
  • Executar a ação de Saída da carta (se houver)
  • Baixar uma carta da mão e aplique a ação imediata (se houver)
  • Se a carta baixada apresentar um ícone de Criminoso, ande na trilha de corrupção na quantidade total de ícones das cartas baixadas no seu tabuleiro.

2. Movimento

A distância percorrida será o valor exato de pratas da carta baixada, em sentido horário orientado pelas setas, podendo pagar pratas para aumentar seu movimento.

Caso termine no mesmo local de outro jogador, este poderá reordenar as cartas em seu tabuleiro.

►Use as habilidades contínuas durante o seu turno

►Verifique habilidades para uso durante a colisões

3. Ação Principal

Se a carta do espaço do tabuleiro onde está o seu visconde corresponder ao ícone da ação escolhida pelo jogador (ou coringa), ele poderá dispensar a carta pagando o valor indicado em pratas,

Caminho Externo

Negociar

►Usar os ícones e gastar moedas de acordo com o espaço de ação e receber as recompensas:

  • 1 prata por cada mercadoria;
  • 1 recurso a cada 2 mercadorias;

►Destrua 1 carta a cada 3 mercadorias: Remove da sua mão (ou às cegas do topo de seu deck) e recebe as pratas da carta;

►Vire uma carta de débito\escritura a cada 4 mercadorias;

Edificar uma Construção

►Construir no espaço vazio onde está o seu visconde, separado pelo rio;

►Usar ícones e gastar pedras de acordo com o espaço do tabuleiro individual;

►Recebe o efeito de onde posicionar sua construção e todos os jogadores envolvidos recebem o bônus de conexão (se houver);

►Construções liberam upgrades em seu tabuleiro individual e valem pontos no final da partida.


Caminho Interno

Alocar Trabalhadores

►Pode alocar 1,2,3 ou 4 trabalhadores de acordo com a quantidade de ícones e/ou gastando ouro conforme tabela no tabuleiro do jogador;

►Entram pelo 1° nível adjacente ao Visconde. A cada 3 trabalhadores seus na seção:

  • - Suba 1 trabalhador 1 nível e aplique o efeito da seção;
  • - Mova 1 de cada trabalhador restante para os lados;
  • - Repete a verificação (3 trabalhadores) por nível, resolvendo os níveis na ordem,

mas no segundo nível os trabalhadores não são movidos para os lados; ►Verificar se sobraram mais de 3 trabalhadores na seção, devolvendo os excedentes

para os jogadores, que recebem moedas, conforme a carta de referência; ►A carta de líder fica com o jogador que possuir mais trabalhadores no topo do castelo;

Transcrever Manuscritos

►Usar os ícones e gastar tintas de acordo com o número informado no manuscrito;

►Executar o efeito imediato (se houver) e somente é permitido 1 manuscrito por turno;

►O primeiro que fizer 3 manuscritos da mesma cor recebe a carta de bônus;

►O manuscrito fornece pontos ao final da partida (inclusive pela coleção);


4. Recrutamento

Adquirir uma cartão de Aldeão do espaço em que está o seu visconde, pagando as moedas.

►Efetuar os “efeitos de compra” da carta e a carta vai para o seu descarte.

5. Resolução de colisão

Se os marcadores de corrupção e virtude estiverem no mesmo espaço, resolver a colisão:

  1. Todos os jogadores com segunda oficina construída e sem criminosos andam uma posição na virtude;
  2. Verificar e ativar efeitos das cartas com ícone de colisão;
  3. Jogador atual recebe os ícones acima da trilha;
  4. Outros jogadores recebem os ícones abaixo da trilha;
  5. Após resolver a colisão, os marcadores voltam ao início das trilhas;

►Marcadores de corrupção e virtude são movidos durante o jogo e em caso de conflitos: a corrupção é sempre movida antes da virtude;

►Marcadores são movidos juntos se estiverem empilhados.

6. Compra de Carta

Deve comprar cartas até o limite que por padrão é de 3. Se já tiver com seu limite ou mais cartas na mão, não deve comprar.

Se precisar embaralhar seu descarte para comprar cartas, deverá andar na trilha de corrupção ou virtude.

FIM DO JOGO

Assim que a carta de Pobreza ou Prosperidade for revelada, dispara o final da partida e os jogadores terminam a rodada atual e jogam mais uma rodada.

Pontuação Final
►Construções, segundo o tabuleiro individual;

►Trabalhadores no castelo de acordo com seus níveis posicionados (1, 2 ou 3 pontos para cada trabalhador) e a carta de Líder;

►Manuscritos: pontos Individuais, suas Coleções e pelas cartas de bônus (3 manuscritos da mesma cor);

►Escrituras e Débitos:

  • 1 pontos por Escritura adquirida ou 3 pontos por Escritura virada;
  • Perde 2 pontos por débitos não virados;
  • Bônus das cartas de pobreza e/ou prosperidade:
  • O jogador precisa ter ao menos uma carta virada para pontuar;
  • Débitos ou escrituras devem estar viradas;
  • Em caso de empate os pontos são somados e divididos;
  • Em dois jogadores a pontuação do meio é desconsiderada;

►O jogador com maior pontuação vence a partida e para desempate vence que possuir mais pratas e recursos.


UTILIDADES

Links Úteis

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