Mesma preparação para 2 jogadores com as seguintes alterações:
• Jardineiro recebe um moinho e uma fazenda sem o marcador de Guilders
• Sobreponha o tabuleiro do Jardineiro com a peça para que ele não receba bônus por plantação
• Moinhos da cor do jardineiro na fazenda
• Ele começa sem tulipa e ferramenta, você recebe uma tulipa aleatória e uma ferramenta
• Marcador do mercador no 1° espaço anti-horário ao marcador do jogador (você escolhe primeiro)
• Cartas de Melhoria de Fazenda: Abre 2, jogador escolhe 1 e a outra vai para o desejo da rainha
• Marcador do jardineiro fica próximo ao desejo da rainha
• Escolha um modo de jogo: Fácil, médio ou difícil. Isso afeta a pontuação final e somente no modo fácil será jogada uma última rodada, após disparado o final da partida.
• Para um modo difícil, remova as cartas G1, G7 e G17 do baralho do Jardineiro
• Pilha das cartas do jardineiro embaralhadas
• Jogado em turnos como partida para 2 jogadores
• Ele faz ação pela Engrenagem Grande e as Cartas do baralho do Jardineiro
• Ele não controla Guilders, todas as ações são gratuitas para ele
• Não usa o Estoque de Tulipas, sempre usa o suprimento comum e elas vão direto para o jardim
• Não recebe ou gasta ferramentas
• Sempre que o Jardineiro completar uma rotação no seu moinho o marcador dele avança no desejo da rainha (da direita para a esquerda)
• Antes de escolher e uma única vez, o jogador pode gastar 1 Guilder para remover as 4 peças disponíveis e abrir novas.
• Ação permite pegar uma Melhoria Comum sem custo ou gastar 1 Guilder para uma Melhoria Rara ou ainda, 2 Guilders para Melhoria Única.
• Melhoria pode ser colocada em um espaço que não esteja ativo nesse turno, podendo substituir uma peça atual de seu moinho (descartando a peça);
• Uma nova peça é disponibilizada assim que a peça for comprada;
• Se as peças esgotarem, uma Melhoria Comum é aberta e não terá custo para adquiri-la;
• Pega as duas melhorias informadas no verso da carta que está no topo o baralho
• Se uma das pilhas estiver vazia (acabou), ele recebe duas de um mesmo tipo
• As peças não são colocadas em seu moinho e valem pontos no final da partida
• Antes de escolher e uma única vez, o jogador pode gastar 1 Guilder para remover todas as cartas e abrir novas.
• Pegue uma das 3 cartas da oferta e escolha:
• Se todos os espaços de um tipo estiverem cheios, ajudantes e contratos poderão ser substituídos, mas os ajudantes não recebem os pontos novamente;
• Pega a carta de melhoria da fazenda informadas no verso da carta que está no topo o baralho
• As cartas são colocadas ao lado do tabuleiro do jardineiro, seus efeitos não são aplicados, nã tem limite de cartas e valem pontos no final da partida
• Escolha qualquer um dos moinhos do seu tabuleiro (grupos vazios pontuarão suas Tulipas no final do jogo);
• Escolha um espaço livre no tabuleiro que esteja conectado ao mercado por moinhos de quaisquer cores;
• Gaste os guilders marcados no espaço do tabuleiro onde deseja construir o moinho (entre 0 e 4 guilders);
• Pelo caminho mais curto até o mercado, moinhos de outros jogadores recebem 1 ponto (em caso de empates, o jogador escolhe o caminho);
• Receba as recompensas dos campos adjacentes ao moinho construído;
• Jardineiro usa qualquer de suas peças de moinho e coloca no local mais caro cnectado no mercado
• Se houver empate siga a hierarquia informada no play-aid do solo
• Se ele for o primeiro a colocar no tabuleiro, coloque no local mais perto do seu marcador do mercado
• Ele receber todas as recompensas dos espaços e você recebe 1 ponto para cada moinho seu na rota
• Uma vez por turno, antes de se mover, pode pagar 1 Guilder para mover o marcador neutro para um espaço onde você ira passar.
• Se puder pagar (tendo custo), deve mover seu marcador um espaço no sentido horário e receber as recompensas em cada espaço, até completar os movimentos informados em branco na peça da ação (2x, 3x…) ;
• O jogador recebe a recompensa do espaço e pode receber a mesma recompensa novamente para cada marcador de outro jogador no mesmo espaço;
• Áreas sem espaço são puladas ou poderá pagar 1 Guilder a outro jogador para colocar sua peça sobre a peça dele (nunca sobre o neutro);
• Jardineiro move o marcdor dele 2 passos conforme as regras usuais
• Ele planta 2 tulipas informadas na carta dele, ignorando a força e as cores de tulipas do mercado
• Escolha uma Tulipa do seu estoque, coloque em um espaço mais à esquerda de qualquer uma das linhas e receba imediatamente a recompensa (se a tulipa cobrir um espaço com algum ícone).
• Pontos de final de jogo: Linhas da mesma cor e colunas de cores diferentes pontuam melhor no final da partida (veja ícones na plantação)
• Jardineiro planta a quantidade informada na ação, do suprimento e direto no seu jardim, com a cor informada em sua carta
• Ele decide:
• Colocar uma tulipa de cor não presente na carta e receber a recompensa. Se for a 4° tulipa, devolva-as ao suprimento e coloque a carta sob a pilha de cartas;
OU
• Remover todas as tulipas da carta e colocar quais desejar em seu estoque, devolvendo as demais ao suprimento.
• Caso a cor da tulipa informada na carta já esteja no comércio exterior, ele pega todas as tulipas e as planta de acordo com a regra da ação de plantar
• Se a cor não estiver presente ele pega a tulipa do estoque comum e coloca no primeiro espaço livre indicado pela carta, recebendo as recompensas
• O fim da partida é acionado da mesma forma, porém na dificuldade média ou difícil, não será jogada a última rodada após o fim ser disparado.
• O jogador recebe pontos segundo as regras habituais
• O jardineiro pontua diferente:
Receba uma Ferramenta. Então, resolva a ação da outra Engrenagem, a menos que a outra Engrenagem já tenha sido resolvida.
Pague 1 Ferramenta ou 2 Guilders para ganhar 4 PVs. Então, resolva a ação da outra Engrenagem, a menos que a outra Engrenagem já tenha sido resolvida.
Plante 1 Tulipa. Você pode trocar 1 Tulipa do seu Estoque com o suprimento geral antes de Plantar. Então, resolva a ação da outra Engrenagem, a menos que a outra Engrenagem já tenha sido resolvida.
Troque 1 de suas Melhorias de Fazenda por outra da oferta e ganhe 3PVs. Então, resolva a ação da outra Engrenagem, a menos que a outra Engrenagem já tenha sido resolvida.
Execute a ação Comércio Exterior. Você pode fazer as duas opções - pegar as Tulipa da carta para sua área de armazenamento E colocar um Bulbo de Tulipa para ganhar os benefícios adjacentes.
Descarte uma de suas melhorias de engrenagem para ganhar 5 PVs e 2 Guilders. Então, resolva a ação da outra Engrenagem, a menos que a outra Engrenagem já tenha sido resolvida.
Troque um dos suas Melhorias de Engrenagens por um da oferta de graça. Então, resolva a ação da outra Engrenagem, a menos que a outra Engrenagem já tenha sido resolvida.