►Cartas de cogumelo: Cada jogador recebe 3 cartas aleatórias e mantém fechadas até o final da preparação
* Em 2 jogadores, o segundo jogador recebe uma carta adicional
►Jogador posiciona seus tabuleiros de cogumelos na ordem (1 a 5) e posiciona seus respectivos cogumelos crescidos.
►Para partidas mais curtas, é possível usar 3 ou 4 tabuleiros de cogumelos
►Contadores de esporulação nos espaços mais à esquerda dos tabuleiros do jogador
►Cogumelo Mãe: Na ordem inversa do turno, jogadores colocam em uma das peças centrais do tabuleiro (6 peças centrais, exceto peças pretas), ganhando o
inseto, se houver.
►Se nas 6 peças centrais tiverem tantas peças pretas que impeçam os jogadores de colocar seus cogumelos mãe, embaralhe novamente as peças e refaça a estrela;
►Embaralhe a pilha de cartas do Autômato
►Nível de dificuldade: lado verde média e lado amarelo alta.
►Autômato usa suas duas cartas de referência no lugar dos
tabuleiros do jogador com os marcadores de esporulação
►Autômato recebe: 5 cartas de cogumelos, 2 fichas de insetos, seus
marcadores de cogumelos e de esporos . O autômato não pontua por cartas de cogumelos, as 5 cartas inicias recebidas são utilizadas para a ação especifica de apodrecer do jogador, que permite roubar uma carta do adversário.
►Humano é o jogador inicial,
Cada jogador realiza em seu turno duas das seis ações
disponíveis diferentes e pode fazer ações extras com
marcadores de insetos.
►Suas peça coloridas representam a sua rede (esporos, cogumelos crescidos e cogumelo mãe);
►Cogumelos Crescidos e Cogumelo mãe controlam os esporos de outros jogadores e interrompem a rede dele, pertencendo à rede do jogador do Cogumelo maior;
►Cogumelos mãe tem prioridade sobre cogumelos crescidos;
►Mova seu Cogumelo Mãe até dois espaços,
recolhendo insetos das peças por onde passa, se houverem.
►Cogumelo Mãe bloqueia Cogumelo Crescido de outro jogador (não
esporulam ou apodrecem)
►Dois cogumelos mãe não podem ocupar o mesmo espaço, nem passar por outro cogumelo mãe;
►Revele uma peça triangular e coloque no tabuleiro.
►Coloque marcador de inseto de a peça exibir o símbolo.
►Escolha um cogumelo: Mãe ou um Crescido (que não esteja
bloqueado por um adversário);
►O Cogumelo Crescido espalha a quantidade de esporos
definidos na carta
►Cogumelos Mãe espalha dois esporos (por padrão);
►Jogue o dado e coloque esporos:
►Remova os esporos de uma de suas redes do tabuleiro, dos terrenos de cores especificadas na sua carta de cogumelo;
►Terrenos Pretos representam coringa (qualquer cor)
►Coloque um dos seus marcadores de cogumelo em uma das peças do tabuleiro que removeu algum dos esporos;
►Coloque a carta no seu tabuleiro onde retirou o marcador de cogumelo;
►Não são permitidos 2 cogumelos na mesma peça, mas pode crescer um cogumelo na peça do seu Cogumelo Mãe.
►Cogumelo com Marcador de Esporulação no 2, podem
apodrecer, desde que não esteja bloqueado por um cogumelo Mãe
adversário;
►Mova a carta do cogumelo para baixo do respectivo tabuleiro
da carta;
►O Marcador de cogumelo volta para o tabuleiro do jogador;
►Reinicie o Marcador de Esporulação
►Resolva a ação de apodrecimento da carta:
►Pegue 1 carta de cogumelo das 3 disponíveis no mercado,
ou a carta fechada do topo do baralho.
►Não tem limite de cartas na mão
►Gaste 1 inseto para repor o mercado, a qualquer momento
do seu turno
►Troque 3 cartas por um marcador de insetos
►Gaste 2 insetos: para mover o cogumelo mãe de outro jogador para qualquer outro terreno do tabuleiro;
►Gaste 1 inseto: para repor as 3 cartas do mercado no seu turno
CRESCER > APODRECER > ESPORULAR > MOVE
►Mova o cogumelo mão até 2 espaços na direção do alvo marcado na carta, determinado pelo dado do vento.
►A carta de referência apresenta o resumo de cada símbolo do dado.
►Se não for possível fazer ao menos 1 movimento, role o dado novamente 2 vezes e siga a posição da peça triangular. Se mesmo assim o cogumelo não se movimentar, o autômato faz a ação de EXPLORAR
►Se um cogumelo crescido estava bloqueado e a ação mover foi a única ação possível, o autômato gasta 1 inseto e move o cogumelo mãe do jogador para o local mais longe no tabuleiro e faz uma ação explorar
►Esporule um cogumelo crescido, se não houver, esporule o cogumelo mãe;
►Se vários cogumelos estiverem crescidos, devem esporular na ordem, para que os contadores de esporulação caminhem juntos;
►Se o cogumelo que irá esporular estiver na borda do tabuleiro, uma nova peça é aberta, como a ação de explorar, e conta como uma das duas ações do autômato. Em seguida autômato faz a ação de esporular;
►Os esporos estão informados na carta do autômato, caixa em branco são coringas;
►Os esporos são retirados um a um, priorizando peças com mais esporos e segue a regra padrão da rede de micélio
►O local do cogumelo prioriza um espaço de onde foi retirado um esporo informado na carta e em seguida em local mais próximo do oponente;
►Se bouver um cogumelo na posição dois na esporulação, ele deve ser apodrecido e é executa a ação mostrada na carta do autômato
►Autômato não executa essa ação.
►O jogos se encerra imediatamente quando um dos
jogadores possuir um cogumelo apodrecido sob cada um
dos seus 5 tabuleiros.
►O jogador que acionou o fim do jogo recebe marcador
de 5 pontos (EMV).
►Jogadores recebem seus pontos por seus cogumelos
crescidos e apodrecidos e também, 1 ponto por cada 2
marcadores de insetos.
►Desempate: Mais cogumelos crescidos e em seguida mais
marcadores de insetos.
►Assim como as regras normais, assim que o autômato ou o jogador humano apodrecerem 5 locais, o jogo encerra
►Autômato recebe 5 pontos por cada cogumelo crescido e bônus por insetos
►Autômato não recebe o marcador de final de partida