Luna Maris


REGRAS

PREPARAÇÃO

Geral

► Tabuleiro no centro da mesa

► Marcador dos jogadores nas trilhas :

  • 5 pontos
  • Ordem de turno
  • CO2
  • Pesquisa em extração e em sustentabilidade
  • 1 marcador de sonda

► Depósito de emergência: 1 Energia, 1 Água e 1 Ferro para cada jogador

► Fichas de Demandas: quantidade de jogadores +1, de cada tipo, viradas para baixo, revele a primeira.

► Cartas de Cientistas: de nível 2, abre 3 cartas

► Cartas de Alimentos: Retire as cartas marcadas se jogo com 3ou menos jogadores, embaralhe e abra 3 cartas

► Módulos avançados: 5 aleatórias viradas para cima no topo do tabuleiro

► Recursos: Estoque de Energia, Ferro, Titânio, Água e Hélio (todos são ilimitados)

Jogador

► Tabuleiro:
  • Stress abaixo do valor 6 O2
  • Zero da trilha de O2
  • 3 Sondas
  • 3 de Energia
  • 2 de água
  • 1 Minério de Ferro
  • 1 Lixo

► Ficha de ferramenta: Abre em número de jogadores +1, cada um escolhe na ordem inversa do turno

► Astronauta: Revele carta(s) de cientista(s) aleatória(s) e na ordem do turno cada jogador coloca seu astronauta em um dos módulos:

  • 2 jog.: 1 carta de nível 1
  • 3 jog.: 1 carta de nível 2
  • 4 jog.: 2 cartas de nível 1

FASES

► Partida ocorre durante 5 rodadas com três fases cada rodada.

1. Produção

A) Minérios:
  • Tabuleiro do jogador: Move minérios para direita.
  • Recebe os minérios pela localização das sondas.

B) Energia Solar:

  • Na 3ª e 5ª rodadas jogadores recebem 3 energias

2. Ações

► Jogador escolhe uma das três opções:

A) Ativar Módulos:

  • Escolher cientista: com o símbolo do módulo que deseja se mover e/ou ativar e mesmo que deseje reativar o módulo em que já se encontrava;

  • Mova o astronauta até um módulo presente na carta, gastando um O2 para cada sala que entrar, ou o mantenha no módulo para reativá-lo e, nesse caso, gaste 1 O2

  • Pode ativar o módulo descartando 1 energia e executando a ação, ou se o módulo já estiver ativado, não gaste energia, porém o jogador manteve seu astronauta no espaço de ativação recebe 1 ponto.

  • Pode fazer apenas a ação principal, apenas fazer a ação extra ou ambas na ordem que quiser. A ação extra não requer ativação de módulo pelo astronauta.

  • Cartas de cientista nível 2 permitem mover e ativar um segundo módulo (não o mesmo)

  • Depósito de emergência: Ação livre, pega o seu recurso e diminui a quantidade de pontos.

  • Ferramenta especial: Pode ser usada 1 vez por rodada, vire após ser usada;

B) Alimentar Cientistas:

  • Descarta 1 ou mais carta de alimento e retorna a quantidade de cartas de cientistas de acordo com o número do alto da carta.

  • Receba bônus da carta de alimento, se houver.

  • Valor excedente se transforma em lixo (da reserva comum)

  • Astronauta libera o espaço de ativação de módulo

  • Se não tiver carta de alimentos: o jogador perde 2 pontos para cada carta de cientista que deseja voltar à sua mão, até chegar em zero

C) Encerrar o expediente:

  • Astronauta libera o espaço de ativação de módulo

  • Disco na ordem de turno recebendo o bônus, se houver

  • Jogador encerra e só volta na próxima rodada


Módulos

TITÂNIO


► O titânio pode ser usado a qualquer momento do seu turno no lugar do minério de ferro

Sala de Descompressão

► Mova o nível de estresse
► Coloque a sonda em um espaço vazio
► Receba o bônus informado no seu tabuleiro ao retirar a sonda
Não recebe o recuros da sonda nesse momento, somente na ação da mineração ou na fase de produção (início de cada rodada)

Sala de Comunicação

► Pague o custo e pegue uma carta
► Mova as cartas e abra uma nova

Sala de Expedição

► Descarte os recursos da ficha de demanda
► Receba os bônus
► A ficha de demanda vale ponto no final do jogo
► Revele a nova ficha de demanda, se acabar as fichas, a pilha fica vazia

Laboratório

► Avance 1 espçao em uma das duas trilhas de pesquisa
► Pesquisa Maximizada: Se atingir o topo, recebe 5 pontos e escolha 1 bônus de um espaço disponível

Este módulo possui ação extra

► Escolha um dos módulos avançados e cocolque sobre o respetivo módulo

► Gaste 1 energia (indepedente do módulo estar ativado ou não) e dois titânios

► Coloque 1 disco no espaço de bônus e receba a pontuação

Complexo Industrial

► Escolha uma extração disponível;
► Descarte recursos excedentes;

Este módulo possui uma ação extras

► Descarte até duas energias para descer na trilha de CO2, um espaço por energia.

Mineração

Mineração

► Ative a(s) sonda(s) e receba os minério(s)
OU
► Troque 1 Mínerio por dois titânios e 1 lixo

Usinas de Energia

Não precisa de ativação, não gasta energia

► Descarte 1 minério e recebe duas energias e 1 ponto
OU
► Descarte 1 água e 1 lixo para receber 4 energias e 1 ponto

Usina de Reciclagem

► Escolha uma reciclagem disponível;
► Se jogador possuir a ferramenta especial desse módulo, pode usar como uma reciclagem disponível;

Estufa

► Pegue uma carta de alimento aberta
OU
► Gaste 1 água, pegue as três carta e 1 ponto

► Quando o jogador terminar seu turno, abra novas cartas, se precisar embaralhe o descarte

Dormitório

► Descarte quantas cartas de cientista quiser
► Para cada valor de carta de cientista mova o marcador de stress
► Se for a segunda ação de um cientista nível 2, valor dessa carta será 1

3. Limpeza

► Pontuar pelas sondas de extração: ao menos 2 seondas adjacentes

► Pontuar pelos créditos de carbono: pela ordem na trilha de CO2

► Pontuar pelas melhorias construídas: Topo do tabuleiro;

► Reativar a ferramenta especial: Viram a peça para a próxima rodada

► Mover o marcador de oxigênio: zeram os marcadores da trilha de O2


FIM DO JOGO

Pontos de final de jogo:
► Estresse: marcador de stress2 ou 5 pontos
► Cientistas: 2 pontos para cada cientista nivel 2
► Alimentos: Marior variedade e maior valor nutricional.
► Trilha de CO2
► Demandas atendidas
► Recursos
► Lixo


UTILIDADES

Links Úteis

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