• TRADUTOR INICIAL: Em ordem inversa do turno, os jogadores escolhem o Tradutor Inicial (colocando uma influência sua na carta) e pegam a respectiva Carta de Recurso.
• CARTA DE RECURSO:
• TRADUTORES NEUTROS: Em um jogo com menos de 4 jogadores, Tradutores não selecionados ficam no tabuleiro e são considerados Tradutores neutros.
DADOS
Somente o valor da ação (cor não importa)
Valor da ação (cor opcional)
Jogador anda com seu marcador no mapa até o valor da sua ação:
• Se no caminho passar pela cor da sua ação ele ganha 2 pratas (cores primárias) ou coloca uma influência em uma carta (cores secundárias)
• Se parar nos círculos brancos, ganham moeda ou compram dado.
• Se parar nos círculos pretos, o jogador pode entregar um pergaminho para uma casa de sabedoria:
Valor e a cor da ação
• Jogador move seu marcador de pesquisa na cor da ação e ganha prata. O valor da ação indica quanto sobem na trilha e se devem pagar ou não ouro;
• Quando o marcador passa pelos espaços transparentes o jogador resolve o benefício indicado;
• Espaços coloridos não trazem benefício imediato, mas podem ter efeito no momento de DESCANSAR
• Após o espaço 7, ao se movimentar o jogador recebe um ouro nas trilhas de cores primárias ou uma influência em uma Guilda nas trilhas de cores secundárias
Somente a cor secundária (valor não importa)
• Escolhe uma carta de pergaminho da guilda, usando somente a cor da ação do dado. O jogador deve pagar 1 moeda para o jogador que possui a influência
na carta de pergaminho, devolvendo o marcador de influência para o estoque do jogador. Coloca 1 ouro no tradutor e paga 1 moeda (para o jogador da influência),
para cada tradutor utilizado para traduzir, até o Árabe. Caso o próprio jogador tenha a influência no tradutor, ele não precisa gastar moeda, mas ainda gasta 1 ouro.
Se tradutor inicial, jogador para uma moeda para a reserva.
• A carta de pergaminho traduzida vai para perto do Tabuleiro do jogador, para pontuação de fim de jogo, que sobe na trilha indicada na carta,
além resolver algum efeito do centro da carta. As cartas da Guilda são movidas para cima preenchendo espaços vazios.
• O jogador pode usar quantos tradutores precisar, ou quiser, desde que não passe duas vezes pelo mesmo idioma
• Ao final do turno do jogador (inclusive durante a ação descansar), os tradutores que estão com a quantidade de ouro informada na sala devem se aposentar:
2. Ganhe renda de acordo com as cartas usada nas ações;
3. O jogador devolve seus dados usados para a bolsa;
4. Os trabalhadores usados são devolvidos ao Fornecimento geral e as cartas voltam à mão do jogador;
Quando todas as 4 cartas de Califa forem reveladas, termina a rodada atual e 1 rodada final é jogada.