Primeira luz é jogado em 7 turnos, com 4 fases, ao abrir a última carta de evento será jogada a última rodada.
►Coloque um dado no lugar mais alto disponível e receba a recompensa (2 cartas de contrato ou 5 Águas). Na próxima rodada esses dados são alocados antes dos dados nos centros de pesquisa.
►Coloque 1 dado em um espaço disponível, pague águas e receba as gemas indicadas
►Envie um dado e faça as trocas descritas até o número de vezes da face do dado.
►Envie um par de dados de mesmo número em um único turno, pague 3 algas ou 10 águas para pegar qualquer uma das fazendas e colocar no espaço mais à esquerda do seu tabuleiro ou destruir uma fazenda e substituir pela nova.
►Envie um dado, pague 2 energias ou 10 águas e coloque a nave, de acordo com o número do dado, no primeiro espaço livre da sua garagem ou destra uma nave para substituí-la.
►Envie um dado ao espaço com valor da face do dado, pague os recursos para obter um ou dois dados. Os dados serão usados na próxima rodada, mas podem ser perdidos pelos contratempos ou outros efeitos. Os dados são ilimitados, mas serão ajustados na fase de descanso para um máximo de 5 dados.
►Envie um dado, pague 2 energias ou 10 águas e mova o coletor de acordo com o número do dado. Mais de um coletor pode ocupar o mesmo espaço
►Ao mover, o jogador recebe se houver, águas e gema disponíveis no espaço, já os valores impressos serão obtidos na fase de coleta.
►As setas na borda do tabuleiro movem o coletor para a outra extremidade.
►Coletores sobre esconderijos de gemas produzem 1 gema e 1 dado na fase de coleta
►Os esconderijos são revelados no final da partida ou através de algum evento, se estiverem revelados deixam de produzir.
►Envie um dado para um espaço de acordo com a face do dado para cumprir um contrato, esse dado fica lá até o final do jogo.
►Pague os recursos informados na carta e mantenha aberta para usar a habilidade constante durante o jogo.
►Receba a recompensa informada na linha onde o dado foi alocado.
►Coloque o dado em um espaço disponível, pagando os custos especificados, podendo resolver a habilidade da facção e no final da partida você receberá os pontos.
►Se o avanço do valor do dado estiver disponível o jogador move o marcador e receba um bônus disponível.
►Verifique se o valor do dado já foi usado na coluna ou se a soma da coluna dispara algum contratempo e, nesse caso, mova o marcador e receba uma penalidade disponível.
A partida termina ao final da 7ª rodada os itens que pontuam estão informados no escudo do jogador:
►Dados no Tabuleiro de Negociação: ao lado de cada dado;
►Contratos cumpridos: Valores e bônus (se houver);
►Coletor sobre esconderão de gema;
►Centro de Pesquisa: impressos nas peças e à esquerda no tabuleiro;
►Gemas remanescentes no suprimento: 1 ponto cada.