~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ ====== Zapotec ====== {{:jogos:zap_capa.png?nolink|}} ---- ====== REGRAS ====== /*** ================== ***/ /*** TÓPICO: PREPARAÇÃO ***/ ===== PREPARAÇÃO =====
/*** Botões com efeito COLLAPSE: atribua o mesmo valor para collapse="XXXXX" na tag e no id="XXXXXX" da tag ***/ /*** ============= ***/ /*** SESSÃO: GERAL ***/ Geral Tabuleiro principal com: \\ \\ ►**Peças de construção:** Verifique as peças marcada com os números dos jogadores e coloque as peças aleatoriamente nos respectivos espaços do tabuleiro\\ \\ ►Separe as **peças de comércio** em 3 pilhas e abra as três peças de cada pilha \\ \\ ►Sorteie as **peças de pontuação** e abra uma quantidade igual ao número de jogadores +1 \\ \\ ►Embaralhe o **baralho de ações**, abra uma carta no espaço de pontuação, abra uma quantidade de cartas igual ao número de jogadores +1, prepare uma pilha de 4 cartas fechadas e distribua o restante de acordo com o número de jogadores: * 2 Jog – 6 cartas para cada * 3 Jog – 5 cartas para cada * 4 Jog – 4 cartas para cada * (As demais cartas não serão utilizadas na partida.) /*** SESSÃO: GERAL FIM ***/ /*** ================= ***/ /*** =============== ***/ /*** SESSÃO: JOGADOR ***/ Jogador ►Tabuleiro com 9 casas, 5 discos, 6 peças de pirâmide e 1 peça de palácio\\ \\ ►1 madeira, 1 tijolo, 1 pedra\\ \\ ►1 disco no espaço 0 da trilha de pontuação e 1 disco no espaço inicial da trilha de sacrifício\\ \\ /*** SESSÃO: JOGADOR FIM ***/ /*** =================== ***/ ----
===== FASES =====
Zapotec é jogado em 5 rodadas, em cada rodada os jogadores selecionam uma carta de ação, recebem renda (recursos) e executam as suas ações capitais e de construção, pontuando ao final de cada turno.\\ \\ /*** <-- SUBSTITUA "Fase 1" pelo nome da fase ***/ ►Na fase inicial antes das ações, todos os jogadores escolhem e abrem simultaneamente uma carta de ação e em seguida a ordem de turno de ações se dará pelos números das cartas de ações\\ \\ /*** <-- SUBSTITUA "Fase 2" pelo nome da fase ***/ ►**RENDA:** De acordo com a ordem do turno, os jogadores recebem a renda informada na sua carta, mais os bônus da respetiva trilha em sei tabuleiro.\\ \\ ►**AÇÔES:** O jogador poderá executa quantas ações capitais desejar e em seguida construir qualquer número de construções que desejar.\\ \\ ►As ações de construções devem ser executadas após a fase das ações capitais.\\ \\
===Comprar peças de comércio=== {{ :jogos:zap_com.png?nolink&50 }} ►O jogador ativo paga 1, 2 ou 3 ouros para obter uma peça de comércio de cada fileira uma vez por turno, ao final do turno as peças serão repostas.\\ \\ ►As peças da fileira superior custam 1 Ouro e fornecem recursos imediatamente após a compra. Vire-as logo após usar e deixe-as perto de seu Tabuleiro de Jogador.\\ \\ ►As peças da fileira do meio custam 2 Ouros e lhe dão uma habilidade especial que pode ser realizada uma vez por rodada. A habilidade fica disponível imediatamente após a compra. Após utilizar, vire a peça para baixo (e vire-a para cima de novo no começo da próxima rodada).\\ \\ ►As peças da fileira inferior custam 3 Ouros e lhe dão uma habilidade mais poderosa que, dependendo da peça, pode ser realizada imediatamente, uma vez por rodada ou pode ser uma habilidade permanente.\\ \\ ---- ===Construir nível de Pirâmide=== {{ :jogos:zap_pir.png?nolink&50 }} ►O jogador paga 1 Sacerdote, 1 Madeira, 1 Tijolo e 1 Pedra para construir um nível de pirâmide em um espaço vazio (escolhendo uma peça de pontuação) ou em uma pirâmide com um ou dois níveis.\\ \\ ►O jogador deve construir usando sua maior peça de pirâmide disponível, mas uma pirâmide pode estar completa com uma, duas ou três peças.\\ \\ ---- ===Realizar um Ritual=== {{ :jogos:zap_rit.png?nolink&50 |}} ►O jogador pode realizar um ritual para cada peça de pirâmide que possuir e somente pode colocar um disco em cada carta.\\ \\ ►Jogador gasta 1 Sacerdote mais 1 moeda para cada disco de jogador já existente na carta.\\ \\ ---- ===Sacrificar=== {{ :jogos:zap_sac.png?nolink&50 |}} ►O jogador paga 1 sacerdote e 1 até 5 milhos e avança na trilha para cada milho gasto, recebendo o bônus de todos os espaços avançado. Os discos devem ser empilhados, quem chegou primeiro está na frente da trilha.\\ \\ ►Os bônus oferecem descontos em ouro para as peças de comércio, não gasta sacerdotes no ritual e o 11° passo permite colocar um disco em um ritual imediatamente sem gastar sacerdotes, nem ter peça de pirâmide.\\ \\ ===Construção=== {{ :jogos:zap_con.png?nolink&50 |}} ►Pagando recursos básicos, o jogador pode construir qualquer número de construções, respeitando o espaço possível determinado em sua carta de ação, colocando uma de suas casas e posicionando a peça da construção recebida em seu tabuleiro.\\ \\ ►Uma vez no jogo pode construí o Palácio, pagando 1 de cada recurso básico, respeitando a carta de ação do jogador. A peça de Palácio conta como duas casas mas a peça de construção obtida não vai para a tabela de recursos.\\ \\ ===Pontuação=== {{ :jogos:zap_sac.png?nolink&50 |}} ►Ao fim da etapa de construção, o jogador recebe 2 pontos para cada casa (ou 4 pontos para o palácio) que esteja no tabuleiro e que corresponda a carta de pontuação da rodada.\\ \\ ===Comprar Carta=== {{ :jogos:zap_car.png?nolink&50 |}} ►Após pontuar o jogador pega uma das cartas da oferta para sua mão.\\ \\ ►Pule este passo na última rodada\\ \\
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===== FIM DA RODADA =====
►Ao fim dos turnos dos jogadores, uma carta de ação estará disponível na oferta e deverá ser movida para o espaço de pontuação da próxima rodada. \\ \\ ►Todas as cartas dos jogadores formam a nova oferta acrescentada de uma nova carta aberta da pilha.\\ \\ ----
/*** TÓPICO: FASES OU TURNOS (FIM) ***/ /*** ======================= ***/ /*** ==================== ***/ /*** TÓPICO: FIM DO JOGO ***/ ===== FIM DO JOGO =====
►Ao fim da quinta rodada a partida se encerra e calculada a pontuação final: \\ \\ ►**Trilha de Sacrifício: **Jogadores recebem 9, 6 ou 3 pontos de acordo com a sua colocação na trilha, jogadores que não avançaram, não recebem pontos\\ ►**Rituais:** Recebem os pontos de acordo com as cartas que contém seus discos.\\ ►**Pirâmides:** Recebem 1 ponto para cada nível e para cada construção relativa a peça de pontuação da pirâmide. Se a pirâmide estiver completa, o jogador recebe 5 pontos para cada peça sua.\\ \\ **O jogador com mais pontos de vitória vence e a trilha de sacrifício desempata a partida.**\\ ----
/*** TÓPICO: FIM DO JOGO (FIM) ***/ /*** ========================= ***/ ===== UTILIDADES =====
/*** EXEMPLO DE LINK ***/ [[https://ludopedia.com.br/jogo/zapotec/anexos/196381|Ludopedia - Manual]]\\ [[https://pedrobot.com.br/zapotec/|Pedro Bot - Solo]]\\
/*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO ***/ /*** ==================== ***/ /*** Ajuste as urls abaixo: ***/ Compartilhe:\\ Exportar:\\ [[https://www.zeregras.com.br/doku.php?id=jogos:zapotec&do=export_pdf|{{ wiki:pdf.png?nolink&64 }}]] /*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO (fim)***/ /*** NÃO REMOVA AS TRÊS LINHAS ABAIXO ***/