~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ {{tag>mosaico}} ====== Viscondes do Reino Ocidental ====== {{ :jogos:vis_capa.png?nolink&200 |}} ---- ====== REGRAS ====== ===== PREPARAÇÃO =====
Geral ►Monte o tabuleiro aleatoriamente, verifique a indicação de quantidade de jogadores (borda interna);\\ \\ ►Coloque o Castelo ao centro do Tabuleiro Principal;\\ \\ ►Embaralhe e separe em 5 pilhas todas as Cartas neutras de Aldeões (nomes em preto) e coloque cada pilha nos espaços do tabuleiro com a face voltada para cima, as cartas possuem: * Pratas: Custo para contratação e dispensa ou valor de movimento; * Ícones: Para as ações principais; * Efeitos imediatos: no momento da compra ou da dispensa; * Habilidade da Carta: Pode ou não haver um custo, ação, exigência ou evento associado (representado pela ) * Momento da habilidade: Imediato Contínuo Saída ►Manuscritos: 5 pilhas, cada pilha com 7 manuscritos - 6 pretos e 1 cinza (cinza por cima);\\ \\ ►Reserva: Prata, Tinteiros, Ouro, Pedra, Multiplicadores, 4 cartas bônus e carta do castelo ao lado do tabuleiro;\\ \\ ►Monte as pilhas de pobreza (cartas de débitos) e de prosperidade (cartas de escrituras) de acordo com o número de jogadores e ficarão por cima das cartas de pobreza e de prosperidade, as outras ficarão por baixo e assim que a carta de pobreza\prosperidade for revelada, dispara o fim do jogo\\ \\ Jogador ►Tabuleiros individuais e seus componentes;\\ \\ ►Marcador de primeiro jogador (fixo durante toda a partida);\\ \\ ►Monte pares (jogadores +1) de cartas de heróis aldeões (nomes em marrom) e cartas de jogadores;\\ \\ ►Na ordem inversa, cada jogador escolhe um par de cartas e: * Coloca o Visconde no tabuleiro principal; * Recebe todos os recursos da carta de jogador; * Faça as outras etapas da carta de jogador; * Embaralhe seu deck de cartas aldeões inciais (nome na cor do jogador) com o herói e compre 3 cartas; ----
/*** TÓPICO: PREPARAÇÃO (FIM) ***/ /*** ====================== ***/ /*** ======================= ***/ /*** TÓPICO: FASES OU TURNOS ***/ ===== TURNOS =====
{{ :jogos:vis_turno_1.png?nolink |}} ►O Turno do jogador está descrito no topo do tabuleiro do jogador e passa pelas seguintes fases, na rodem: - Gestão de Cartas; - Movimento; - Ação Principal; - Recrutamento; - Resolução de Colisão e - Compra de Cartas;\\ \\ ►Os efeitos são **obrigatórios**, exceto Reorganizar, Descartar, Destruir e Mover Trabalhadores\\ \\ ►Mover as cartas para a direita no seu tabuleiro: * {{:jogos:vis_turno_2.png?nolink&18|}}Executar a ação de Saída da carta (se houver) * {{:jogos:vis_turno_3.png?nolink&18|}}Baixar uma carta da mão e aplique a ação imediata (se houver) * {{:jogos:vis_turno_4.png?nolink&60|}}Se a carta baixada apresentar um ícone de Criminoso, ande na trilha de corrupção na quantidade total de ícones das cartas baixadas no seu tabuleiro. ►{{:jogos:vis_turno_5.png?nolink&20|}} A distância percorrida será o valor exato de pratas da carta baixada, em sentido horário orientado pelas setas, podendo pagar pratas para aumentar seu movimento.\\ \\ ►{{:jogos:vis_turno_6.png?nolink&60|}} Caso termine no mesmo local de outro jogador, este poderá reordenar as cartas em seu tabuleiro.\\ \\ ►Use as habilidades contínuas durante o seu turno\\ \\ ►Verifique habilidades para uso durante a colisões {{:jogos:vis_turno_5.png?nolink&18|}} Se a carta do espaço do tabuleiro onde está o seu visconde corresponder ao ícone da ação escolhida pelo jogador (ou coringa), ele poderá dispensar a carta pagando o valor indicado em pratas,
---- === Caminho Externo ==== {{ :jogos:vis_turno_8.png?nolink&150 }} ►Usar os ícones e gastar moedas de acordo com o espaço de ação e receber as recompensas: * 1 prata por cada mercadoria; * 1 recurso a cada 2 mercadorias;\\ ►Destrua 1 carta a cada 3 mercadorias: Remove da sua mão (ou às cegas do topo de seu deck) e recebe as pratas da carta;\\ \\ ►Vire uma carta de débito\escritura a cada 4 mercadorias;\\ {{ :jogos:vis_turno_9.png?nolink&150 }} ►Construir no espaço vazio onde está o seu visconde, separado pelo rio; \\ \\ ►Usar ícones e gastar pedras de acordo com o espaço do tabuleiro individual; \\ \\ ►Recebe o efeito de onde posicionar sua construção e todos os jogadores envolvidos recebem o bônus de conexão (se houver); \\ \\ ►Construções liberam upgrades em seu tabuleiro individual e valem pontos no final da partida. \\ ---- === Caminho Interno ==== {{ :jogos:vis_turno_10.png?nolink&150 }} ►Pode alocar 1,2,3 ou 4 trabalhadores de acordo com a quantidade de ícones e/ou gastando ouro conforme tabela no tabuleiro do jogador;\\ \\ ►Entram pelo 1° nível adjacente ao Visconde. A cada 3 trabalhadores seus na seção: * - Suba 1 trabalhador 1 nível e aplique o efeito da seção; * - Mova 1 de cada trabalhador restante para os lados; * - Repete a verificação (3 trabalhadores) por nível, resolvendo os níveis na ordem,\\ mas no segundo nível os trabalhadores não são movidos para os lados; ►Verificar se sobraram mais de 3 trabalhadores na seção, devolvendo os excedentes\\ \\ para os jogadores, que recebem moedas, conforme a carta de referência; ►A carta de líder fica com o jogador que possuir mais trabalhadores no topo do castelo; \\ {{ :jogos:vis_turno_11.png?nolink&150 }} ►Usar os ícones e gastar tintas de acordo com o número informado no manuscrito; \\ \\ ►Executar o efeito imediato (se houver) e somente é permitido 1 manuscrito por turno; \\ \\ ►O primeiro que fizer 3 manuscritos da mesma cor recebe a carta de bônus; \\ \\ ►O manuscrito fornece pontos ao final da partida (inclusive pela coleção);\\ ----
►{{:jogos:vis_turno_12.png?nolink&18|}} Adquirir uma cartão de Aldeão do espaço em que está o seu visconde, pagando as moedas. \\ \\ ►Efetuar os "efeitos de compra" da carta e a carta vai para o **seu descarte**.\\ ►{{:jogos:vis_turno_13.png?nolink&30|}} Se os marcadores de corrupção e virtude estiverem no mesmo espaço, resolver a colisão:\\ \\ - Todos os jogadores com segunda oficina construída e sem criminosos andam uma posição na virtude; - Verificar e ativar efeitos das cartas com ícone de colisão; - Jogador atual recebe os ícones acima da trilha; - Outros jogadores recebem os ícones abaixo da trilha; - Após resolver a colisão, os marcadores voltam ao início das trilhas;\\ \\ ►Marcadores de corrupção e virtude são movidos durante o jogo e em caso de conflitos: a corrupção é sempre movida antes da virtude;\\ \\ ►Marcadores são movidos juntos se estiverem empilhados.\\ ►{{:jogos:vis_turno_14.png?nolink&18|}} Deve comprar cartas até o limite que por padrão é de 3. Se já tiver com seu limite ou mais cartas na mão, não deve comprar. \\ \\ ►{{:jogos:vis_turno_15.png?nolink&65|}} Se precisar embaralhar seu descarte para comprar cartas, deverá andar na trilha de corrupção ou virtude. ----
/*** TÓPICO: FASES OU TURNOS (FIM) ***/ /*** ======================= ***/ /*** ==================== ***/ /*** TÓPICO: FIM DO JOGO ***/ ===== FIM DO JOGO =====
Assim que a carta de Pobreza ou Prosperidade for revelada, dispara o final da partida e os jogadores terminam a rodada atual e jogam mais uma rodada.\\ \\ **Pontuação Final**\\ ►Construções, segundo o tabuleiro individual;\\ \\ ►Trabalhadores no castelo de acordo com seus níveis posicionados (1, 2 ou 3 pontos para cada trabalhador) e a carta de Líder;\\ \\ ►Manuscritos: pontos Individuais, suas Coleções e pelas cartas de bônus (3 manuscritos da mesma cor);\\ \\ ►Escrituras e Débitos:\\ \\ * 1 pontos por Escritura adquirida ou 3 pontos por Escritura virada; * Perde 2 pontos por débitos não virados; * Bônus das cartas de pobreza e/ou prosperidade: * O jogador precisa ter ao menos uma carta virada para pontuar; * Débitos ou escrituras devem estar viradas; * Em caso de empate os pontos são somados e divididos; * Em dois jogadores a pontuação do meio é desconsiderada;\\ ►O jogador com maior pontuação vence a partida e para desempate vence que possuir mais pratas e recursos. ----
/*** TÓPICO: FIM DO JOGO (FIM) ***/ /*** ========================= ***/ ===== UTILIDADES =====
[[https://ludopedia.com.br/jogo/viscounts-of-the-west-kingdom/anexos/150035|Ludopedia - Manual]]\\
/*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO ***/ /*** ==================== ***/ /*** Ajuste as urls abaixo: ***/ Compartilhe com todos na mesa:\\ Exportar para pdf:\\ [[https://zeregras.com.br/doku.php?id=jogos:viscondes_do_reino_ocidental&do=export_pdf|{{ wiki:pdf.png?nolink&74 }}]] /*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO (fim)***/ /*** NÃO REMOVA AS TRÊS LINHAS ABAIXO ***/