{{tag>mosaico}} ~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ /********** =============================== **********/ /********** AQUI COMEÇA UM GRID COM UMA COLUNA DE TAMANHO 4 PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO EM MOBILE **********/ ====== Micelio====== {{ :jogos:mic_topo.png?nolink |}} ---- ====== REGRAS ====== /*** ================== ***/ /*** TÓPICO: PREPARAÇÃO ***/ ===== PREPARAÇÃO =====
/*** Botões com efeito COLLAPSE: atribua o mesmo valor para collapse="XXXXX" na tag e no id="XXXXXX" da tag ***/ /*** ============= ***/ /*** SESSÃO: GERAL ***/ Geral ►Duas pilhas embaralhadas das **peças triangulares** de terrenos; \\ \\ ►**Tabuleiro:** 12 peças de terrenos aleatórias para formar a estrela (6 de cada pilha);\\ \\ ►**Marcadores de inseto** nas peças do tabuleiro com marcações de inseto;\\ \\ ►**Cartas de cogumelos** embaralhadas em uma pilha \\ \\ ►**Mercado:** Abra 3 cartas de cogumelos \\ \\ ►Marcador de **final de partida** \\ \\ /*** SESSÃO: GERAL FIM ***/ /*** ================= ***/ /*** =============== ***/ /*** SESSÃO: JOGADOR ***/ Jogador ►**Um marcador de inseto** para cada jogador \\ \\ ►**Cartas de cogumelo:** Cada jogador recebe 3 cartas aleatórias e mantém fechadas até o final da preparação * **Em 2 jogadores**, o segundo jogador recebe uma carta adicional \\ \\ ►Jogador posiciona seus **tabuleiros de cogumelos** na ordem (1 a 5) e posiciona seus respectivos cogumelos crescidos. \\ \\ ►Para partidas **mais curtas**, é possível usar 3 ou 4 tabuleiros de cogumelos \\ \\ ►**Contadores de esporulação** nos espaços mais à esquerda dos tabuleiros do jogador \\ \\ ►**Cogumelo Mãe:** Na ordem inversa do turno, jogadores colocam em uma das peças centrais do tabuleiro **(6 peças centrais, exceto peças pretas)**, ganhando o inseto, se houver. \\ \\ ►Se nas 6 peças centrais tiverem tantas peças pretas que **impeçam** os jogadores de colocar seus cogumelos mãe, embaralhe novamente as peças e refaça a estrela; \\ \\ /*** SESSÃO: JOGADOR FIM ***/ /*** =================== ***/ /*** ============= ***/ /*** SESSÃO: SOLO ***/ /** SE NÃO HOUVER SOLO, REMOVA ESTA SESSÃO **/ Solo ►Preparação de partida normal, **sem as peças pretas**.\\ \\ ►Embaralhe a **pilha de cartas do Autômato**\\ \\ ►**Nível de dificuldade:** lado verde média e lado amarelo alta.\\ \\ ►Autômato usa suas duas cartas de referência **no lugar dos tabuleiros** do jogador com os marcadores de esporulação\\ \\ ►Autômato recebe: **5 cartas** de cogumelos, **2 fichas de insetos**, seus marcadores de cogumelos e de esporos . O autômato não pontua por cartas de cogumelos, as 5 cartas inicias recebidas são utilizadas para a ação especifica de apodrecer do jogador, que permite roubar uma carta do adversário.\\ \\ ►Humano é o jogador inicial, /*** SESSÃO: SOLO (FIM) ***/ /*** ================= ***/ ----
/*** TÓPICO: PREPARAÇÃO (FIM) ***/ /*** ====================== ***/ /*** ======================= ***/ /*** TÓPICO: FASES OU TURNOS ***/ ===== TURNOS =====
Cada jogador realiza em seu turno **duas das seis ações** disponíveis **diferentes** e pode fazer ações extras com marcadores de insetos. \\ \\ /*** <-- SUBSTITUA "Fase 3" pelo nome da fase ***/ /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Suas peça coloridas representam a **sua rede** (esporos, cogumelos crescidos e cogumelo mãe);\\ \\ ►Cogumelos Crescidos e Cogumelo mãe **controlam os esporos de outros jogadores** e **interrompem** a rede dele, pertencendo à rede do jogador do Cogumelo maior;\\ \\ ►Cogumelos mãe **tem prioridade** sobre cogumelos crescidos;\\ \\ /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Mova seu Cogumelo Mãe até **dois espaços**, recolhendo insetos das peças por onde **passa**, se houverem.\\ \\ ►Cogumelo Mãe **bloqueia** Cogumelo Crescido de outro jogador (não esporulam ou apodrecem)\\ \\ ►Dois cogumelos mãe não podem ocupar o **mesmo espaço**, **nem passar** por outro cogumelo mãe;\\ \\ /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Revele uma peça triangular e coloque no tabuleiro. \\ \\ ►Coloque marcador de inseto de a peça exibir o símbolo. \\ \\ /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Escolha um cogumelo: Mãe ou um Crescido (que não esteja bloqueado por um adversário); \\ \\ ►O Cogumelo Crescido espalha a quantidade de esporos definidos **na carta** \\ \\ ►Cogumelos Mãe espalha **dois esporos** (por padrão); \\ \\ ►Jogue o dado e coloque esporos: * Mova **o marcador** de esporulação um espaço (exceto cogumelo Mãe); * Coloque um esporo no **terreno do seu cogumelo**; * O próximo esporo **deve respeitar** o resultado do dado; * Os próximo esporos seguem a mesma direção, **ignorando os símbolos** de vento das próximas peças; /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►**Remova** os esporos de uma de suas redes do tabuleiro, dos terrenos de cores especificadas na sua carta de cogumelo; \\ \\ ►Terrenos Pretos representam coringa (qualquer cor) \\ \\ ►Coloque um dos seus marcadores de cogumelo em uma das peças do tabuleiro que removeu algum dos esporos; \\ \\ ►Coloque a carta no seu tabuleiro onde retirou o marcador de cogumelo; \\ \\ ►Não são permitidos **2 cogumelos na mesma peça**, mas pode crescer um cogumelo na peça do seu Cogumelo Mãe. /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Cogumelo com Marcador de Esporulação no 2, podem apodrecer, desde que **não esteja bloqueado** por um cogumelo Mãe adversário; \\ \\ ►Mova a carta do cogumelo para **baixo do respectivo tabuleiro** da carta; \\ \\ ►O Marcador de cogumelo **volta** para o tabuleiro do jogador; \\ \\ ►Reinicie o **Marcador de Esporulação** \\ \\ ►Resolva a **ação** de apodrecimento da carta: \\ * Ação Imediata: executada imediatamente ao apodrecer * Aprimoramento: Aplicadas imediatamente e pelo resto da partida * Melhoria de Cogumelo: somente ao cogumelos desse espaço do tabuleiro; /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Pegue **1 carta** de cogumelo das 3 disponíveis no mercado, ou a carta fechada do topo do baralho. \\ \\ ►**Não tem limite** de cartas na mão \\ \\ ►Gaste 1 inseto para **repor o mercado**, a qualquer momento do seu turno /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Troque 3 cartas por um **marcador de insetos** \\ \\ ►Gaste 2 insetos: para mover o cogumelo mãe de outro jogador para **qualquer outro terreno** do tabuleiro; \\ \\ ►Gaste 1 inseto: para **repor as 3 cartas** do mercado no seu turno \\ \\ ---- /*** <-- SUBSTITUA "Fase 3" pelo nome da fase ***/ ►Ao Abrir uma carta o autômato resolve duas açoes, respeitando a seguinte oderm:\\ **CRESCER > APODRECER > ESPORULAR > MOVE** /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Mova o cogumelo mão **até 2** espaços na direção do alvo marcado na carta, determinado pelo dado do vento.\\ \\ ►A carta de referência apresenta o resumo de cada símbolo do dado. \\ \\ ►Se não for possível fazer ao menos 1 movimento, role o dado novamente 2 vezes e siga a posição da peça triangular. Se mesmo assim o cogumelo não se movimentar, o autômato faz a ação de EXPLORAR \\ \\ ►Se um cogumelo crescido estava bloqueado e a ação mover foi a única ação possível, o autômato gasta 1 inseto e move o cogumelo mãe do jogador para o local mais longe no tabuleiro e faz uma ação explorar /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Esporule um cogumelo crescido, se não houver, esporule o cogumelo mãe; \\ \\ ►Se vários cogumelos estiverem crescidos, devem esporular na ordem, para que os contadores de esporulação caminhem juntos; \\ \\ ►Se o cogumelo que irá esporular estiver na borda do tabuleiro, uma nova peça é aberta, como a ação de explorar, e conta como uma das duas ações do autômato. Em seguida autômato faz a ação de esporular; \\ \\ /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Os esporos estão informados na carta do autômato, caixa em branco são coringas; \\ \\ ►Os esporos são retirados um a um, priorizando peças com mais esporos e segue a regra padrão da rede de micélio\\ \\ ►O local do cogumelo prioriza um espaço de onde foi retirado um esporo informado na carta e em seguida em local mais próximo do oponente; \\ \\ /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Se bouver um cogumelo na posição dois na esporulação, ele deve ser apodrecido e é executa a ação mostrada na carta do autômato \\ \\ /** atribua o título do painel ao valor title="xxx" **/ ►Autômato não executa essa ação. \\ \\ ----
/*** TÓPICO: FASES OU TURNOS (FIM) ***/ /*** ======================= ***/ /*** ==================== ***/ /*** TÓPICO: FIM DO JOGO ***/ ===== FIM DO JOGO =====
►O jogos se encerra imediatamente quando um dos jogadores possuir um cogumelo apodrecido sob cada um dos seus 5 tabuleiros. \\ \\ ►O jogador que acionou o fim do jogo recebe marcador de 5 pontos (EMV). \\ \\ ►Jogadores recebem seus pontos por seus cogumelos crescidos e apodrecidos e também, 1 ponto por cada 2 marcadores de insetos. \\ \\ ►Desempate: Mais cogumelos crescidos e em seguida mais marcadores de insetos.\\ \\ ===SOLO=== ►Assim como as regras normais, assim que o autômato ou o jogador humano apodrecerem 5 locais, o jogo encerra \\ \\ ►Autômato recebe 5 pontos por cada cogumelo crescido e bônus por insetos \\ \\ ►Autômato não recebe o marcador de final de partida \\ ----
/*** TÓPICO: FIM DO JOGO (FIM) ***/ /*** ========================= ***/ /*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO ***/ /*** ==================== ***/ /*** Ajuste as urls abaixo: ***/ Compartilhe com todos na mesa:\\ Exportar para pdf:\\ [[https://zeregras.com.br/doku.php?id=jogos:micelio&do=export_pdf|{{ wiki:pdf.png?nolink&74 }}]] /*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO (fim)***/ /*** NÃO REMOVA AS TRÊS LINHAS ABAIXO ***/