~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ {{tag>Meeplebr}} ====== Marajoara ====== {{ :jogos:marajoara_titulo.png?nolink |}} ---- ====== REGRAS ====== ===== PREPARAÇÃO =====
Geral ► Use a caixa como o tabuleiro e coloque o carrinho de mão ao alcance de todos; \\ \\ ► Coloque o marcador de rodadas no primeiro espaço da trilha de rodadas; \\ \\ ► Coloque os 52 dados com a face 1 aleatoriamente nos espaços do tabuleiro, **exceto** nos espaços sombreados e com o símbolo {{:jogos:marajoara_lupa.png?nolink&18}}: * 14 amarelos {{:jogos:marajoara_dado_am.png?nolink&18}}, 13 vermelhos {{:jogos:marajoara_dado_ve.png?nolink&18}}, \\ 13 azuis {{:jogos:marajoara_dado_az.png?nolink&18}} e 12 cinzas {{:jogos:marajoara_dado_ci.png?nolink&18}} \\ Jogador ► Tabuleiro com as três peças de de pesquisa {{:jogos:marajoara_lupa.png?nolink&18}} nas posições indicadas; \\ \\ ► Mantenha próximo os 5 vasos, os 6 pedaços do seu vaso (pela cor do verso das peças); \\ \\ ► Coloque 1 disco do jogador na pontuação e 1 em cada uma das três trilhas de escavação; \\ \\ ► Entregue a peça de primeiro jogador (não mudará durante a partida); \\ \\ ► **Antes de começar:** no sentido anti-horário, cada jogador coloca 1 peça de pesquisa sobre um espaço marcado com {{:jogos:marajoara_lupa.png?nolink&18}} no tabuleiro principal; ----
===== TURNOS =====
► Durante as 14 rodadas, os jogadores realizam seus turnos, movendo o marcador de rodadas a cada nova rodada; \\ \\ ► Em cada turno o jogador **deve** fazer uma ação principal **obrigatória** e quantas ações livres desejar (antes e/ou despois da ação principal) \\ \\ ► Quando o jogador decidir encerrar seu turno, ele passa a vez para o próximo jogador; \\ \\ ► Se houverem dados na lousa do seu tabuleiro, o jogador move esses dados para o tabuleiro principal com a **seguinte prioridade**: - Quadrantes das pontas do tabuleiro (com a corda branca em volta); - Sobre uma das sua peças de pesquisa (sem ativação do efeito); - Em qualquer espaço sem dados, sem ativar efeitos de incremento ou de pesquisa.\\ ► É **obrigatória** uma ação principal no turno do jogador; \\ \\ ► Use um dado para **saltar e capturar** outro dado;\\ \\ ► O dado capturado **não terá seu valor alterado**;\\ \\ ► O dado **"que salta"** incrementa em 1 seu valor ou mais, se cair em um espaço com a marcação (+1 ou +2);\\ \\ ► Ao chegar no **valor 6**, um dado não será mais incrementado;\\ \\ ► Se o dado "que salta" cair sobre uma ficha de pesquisa, o dono recebe um bônus, veja a sessão abaixo **"PEÇAS DE PESQUISA"** \\ \\ ► {{:jogos:marajoara_dado_ci.png?nolink&18}} Ao capturar o **Dado cinza**, escolha uma das trilhas, mova sua peça **exatamente** no valor do dado, receba o bônus da trilha e descarte o dado para o carrinho de mão.\\ \\ ► {{:jogos:marajoara_dado_am.png?nolink&18}} {{:jogos:marajoara_dado_ve.png?nolink&18}} {{:jogos:marajoara_dado_az.png?nolink&18}} Ao capturar o **Dado amarelo, vermelho ou azul**, coloque no seu tabuleiro, no espaço mais à esquerda da respectiva cor. \\ \\ ► Se não houver **espaço disponível no tabuleiro** o dado não poderá ser capturado. \\ \\
{{ :jogos:marajoara_lupa.png?nolink&45 }} ► Ao receber uma peça de pesquisa, coloque **imediatamente** em um espaço vazio;\\ \\ ► **Não é permitido** colocar a peça nos **espaços cercados** pela corda branca e nem nos espaços marcado com **+1 ou +2**;\\ \\ ► Se o dado "que salta" cair sobre uma ficha de pesquisa {{:jogos:marajoara_lupa.png?nolink&18}} : * Se {{:jogos:marajoara_lupa.png?nolink&18}} da **mesma cor** do jogador, ele pode somar 1 ao valor de qualquer um de seus dados, inclusive o recem-capturado; * Se {{:jogos:marajoara_lupa.png?nolink&18}} da **cor do outro** jogador, o dono da peça pode somar 2 em qualquer de seus dados, **podendo dividir**, somando 1 em 2 dados. \\ \\
/*** <-- SUBSTITUA "Fase 2" pelo nome da fase ***/ ► Realize quantas ações puder ou desejar, antes e/ou depois da ação principal; \\ \\
{{ :jogos:marajoara_CARRO.png?nolink&60 }} ► Os dados utilizados são colocados no **carrinho de mão**, sem alterar seus valores;\\ \\ ► Se o carrinho estiver cheio (5 dados), retire o dado **mais abaixo**, para liberar espaço antes de colocar o dado gasto;\\ \\ ► Os dados retirados do carrinho são colocados na sua **lousa**, aguardando a etapa de reciclagem no final do turno;\\ \\ {{ :jogos:marajoara_dado_ve.png?nolink&45 }} ► Gaste um **dado vermelho** para expor um dos 5 vasos;\\ \\ ► Gaste o mesmo valor do **dado vermelho** em valores dos dados amarelos;\\ \\ ► Coloque um vaso no espaço livre de **menor valor**;\\ \\ ► Receba a peça de pesquisa no espaço 1 ou receba os pontos do respectivo espaço; \\ \\ ► Receba também o **dobro de pontos** pelo valor do dado usado; \\ \\ ► Pode **repetir** essa ação livre quantas vezes puder ou desejar;\\ \\ {{ :jogos:marajoara_dado_az.png?nolink&45 }} ► Siga as regras informadas no espaço do pedaço que será restaurado e descarte o **dado azul**;\\ \\ ► Receba os pontos informados no espaço e a peça de pesquisa (se escolheu a respectiva peça de 4 pontos); \\ \\ ► Receba 1 ponto adicional por cada espaço adjacente já preenchido; \\ \\ ► Nos espaços **>4 e >5** podem ser usados qualquer quantidade de dados, nos demais espaços a quantidade de dados está informada;\\ \\ {{ :jogos:marajoara_dado_am.png?nolink&45 }} ► **Restauração:** Para cada 2 de valor gasto nos **dados amarelos**, some ou subtraia 1 no valor dos **dados azuis**.\\ \\ ► **Trabalho de campo:** Para cada 2 de valor gasto nos **dados amarelos**, mova **qualquer dado** do tabuleiro principal para um espaço adjacente vazio. O dado é movido e não ativa nenhum dos efeitos de incremento (nem de ficha de pesquisa).\\ \\ ► Sempre que gastar o valor **total** de um **dado amarelo**, ele não deve ser reduzido e será descartado para o carrinho de mão, **mantendo seu valor**.
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/*** TÓPICO: FASES OU TURNOS (FIM) ***/ /*** ======================= ***/ /*** ==================== ***/ /*** TÓPICO: FIM DO JOGO ***/ ===== FIM DO JOGO =====
► Ao fim do 14° turno, o jogo se encerra e é adicionada a pontuação de final de jogo: * Pela maioria de: //(empates: soma e divide arredondando para baixo)// * Vasos expostos: 1°=7 / 2°=5 / 3°=3 * Pedaços de vasos restaurados: 1°=7 / 2°=5 / 3°=3 * Os dois jogadores que chegaram ao final das trilhas de escavação recebe seus pontos; * Critério de desempate: mais dinheiro (valor dos **dados amarelos**); ----
/*** TÓPICO: FIM DO JOGO (FIM) ***/ /*** ========================= ***/ ===== UTILIDADES =====
/*** EXEMPLO DE LINK ***/ [[https://ludopedia.com.br/jogo/marajoara/anexos/281554|Ludopedia - Manual]]\\
/*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO ***/ /*** ==================== ***/ /*** Ajuste as urls abaixo: ***/ Compartilhe com todos na mesa:\\ Exportar para pdf:\\ [[https://www.zeregras.com.br/doku.php?id=jogos:marajoara&do=export_pdf|{{ wiki:pdf.png?nolink&74 }}]] /*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO (fim)***/ /*** NÃO REMOVA AS TRÊS LINHAS ABAIXO ***/