~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ ====== Luna Maris ====== {{ :wiki:logo.png?nolink |}} ---- ====== REGRAS ====== ===== PREPARAÇÃO =====
Geral ► Tabuleiro no centro da mesa \\ \\ ► Marcador dos jogadores nas trilhas : * 5 pontos * Ordem de turno * CO2 * Pesquisa em extração e em sustentabilidade * 1 marcador de sonda \\ ► Depósito de emergência: 1 Energia, 1 Água e 1 Ferro para cada jogador\\ \\ ► Fichas de Demandas: quantidade de jogadores +1, de cada tipo, viradas para baixo, revele a primeira.\\ \\ ► Cartas de Cientistas: de nível 2, abre 3 cartas\\ \\ ► Cartas de Alimentos: Retire as cartas marcadas se jogo com 3ou menos jogadores, embaralhe e abra 3 cartas \\ \\ ► Módulos avançados: 5 aleatórias viradas para cima no topo do tabuleiro\\ \\ ► Recursos: Estoque de Energia, Ferro, Titânio, Água e Hélio (todos são **ilimitados**)\\ \\ Jogador ► Tabuleiro: * Stress abaixo do valor 6 O2 * Zero da trilha de O2 * 3 Sondas * 3 de Energia * 2 de água * 1 Minério de Ferro * 1 Lixo\\ ► Ficha de ferramenta: Abre em número de jogadores +1, cada um escolhe na ordem inversa do turno\\ \\ ► Astronauta: Revele carta(s) de cientista(s) aleatória(s) e na ordem do turno cada jogador coloca seu astronauta em um dos módulos:\\ \\ * 2 jog.: 1 carta de nível 1 * 3 jog.: 1 carta de nível 2 * 4 jog.: 2 cartas de nível 1 ----
===== FASES =====
► Partida ocorre durante 5 rodadas com três fases cada rodada. \\ \\ /*** <-- SUBSTITUA "Fase 1" pelo nome da fase ***/ A) Minérios: * Tabuleiro do jogador: Move minérios para direita. * Recebe os minérios pela localização das sondas.\\ B) Energia Solar: * **Na 3ª e 5ª** rodadas jogadores recebem 3 energias\\ /*** <-- SUBSTITUA "Fase 2" pelo nome da fase ***/ ► Jogador escolhe uma das três opções: \\ \\ **A) Ativar Módulos:**\\ * Escolher cientista: com o símbolo do módulo que deseja se mover e/ou ativar e mesmo que deseje reativar o módulo em que já se encontrava;\\ \\ * Mova o astronauta até um módulo presente na carta, gastando um O2 para cada sala que entrar, ou o mantenha no módulo para reativá-lo e, nesse caso, gaste 1 O2\\ \\ * **Pode ativar** o módulo descartando 1 energia e executando a ação, ou se o módulo já estiver ativado, **não gaste energia**, porém o jogador manteve seu astronauta no espaço de ativação recebe 1 ponto. \\ \\ * Pode fazer apenas a ação principal, apenas fazer a ação extra ou ambas na ordem que quiser. A ação extra não requer ativação de módulo pelo astronauta.\\ \\ * Cartas de cientista nível 2 permitem mover e ativar um segundo módulo (não o mesmo)\\ \\ * Depósito de emergência: Ação livre, pega o seu recurso e diminui a quantidade de pontos.\\ \\ * Ferramenta especial: Pode ser usada 1 vez por rodada, vire após ser usada;\\ \\ **B) Alimentar Cientistas:**\\ * Descarta 1 ou mais carta de alimento e retorna a quantidade de cartas de cientistas de acordo com o número do alto da carta. \\ \\ * Receba bônus da carta de alimento, se houver.\\ \\ * **Valor excedente** se transforma em lixo (da reserva comum)\\ \\ * Astronauta libera o espaço de ativação de módulo\\ \\ * **Se não tiver carta de alimentos**: o jogador **perde 2 pontos** para cada carta de cientista que deseja voltar à sua mão, até chegar em zero\\ \\ **C) Encerrar o expediente:**\\ * Astronauta libera o espaço de ativação de módulo\\ \\ * Disco na ordem de turno recebendo o bônus, se houver\\ \\ * Jogador encerra e só volta na próxima rodada\\ \\ ---- ===Módulos===
{{ :jogos:luna_11.png?nolink&50px }} \\ ► O titânio pode ser usado a qualquer momento do seu turno no lugar do minério de ferro \\ \\
{{ :jogos:luna_1.png?nolink&50px }} ► Mova o nível de estresse \\ ► Coloque a sonda em um espaço vazio \\ ► Receba o bônus informado no seu tabuleiro ao retirar a sonda \\ ► **Não recebe o recuros da sonda** nesse momento, somente na ação da mineração ou na fase de produção (início de cada rodada)
{{ :jogos:luna_2.png?nolink&50px }} ► Pague o custo e pegue **uma** carta\\ ► Mova as cartas e abra uma nova\\
{{ :jogos:luna_3.png?nolink&50px }} ► Descarte os recursos da ficha de demanda\\ ► Receba os bônus \\ ► A ficha de demanda vale ponto no final do jogo \\ ► Revele a nova ficha de demanda, se acabar as fichas, a pilha fica vazia \\
{{ :jogos:luna_4.png?nolink&50px }} ► Avance 1 espçao em uma das duas trilhas de pesquisa\\ ► Pesquisa Maximizada: Se atingir o topo, recebe 5 pontos e escolha 1 bônus de um espaço disponível\\ \\ **Este módulo possui ação extra** \\ \\ ► Escolha um dos módulos avançados e cocolque sobre o respetivo módulo \\ \\ ► Gaste 1 energia (indepedente do módulo estar ativado ou não) e dois titânios \\ \\ ► Coloque 1 disco no espaço de bônus e receba a pontuação \\
{{ :jogos:luna_5.png?nolink&50px }} ► Escolha uma extração disponível;\\ ► Descarte recursos excedentes;\\ \\ ** Este módulo possui uma ação extras ** \\ \\ ► Descarte até duas energias para descer na trilha de CO2, um espaço por energia.
{{ :jogos:luna_6.png?nolink&50px }} Mineração ► Ative a(s) sonda(s) e receba os minério(s)\\ **OU**\\ ► Troque 1 Mínerio por dois titânios e 1 lixo\\
{{ :jogos:luna_7.png?nolink&50px }} **Não precisa de ativação, não gasta energia** \\ \\ ► Descarte 1 minério e recebe duas energias e 1 ponto\\ **OU**\\ ► Descarte 1 água e 1 lixo para receber 4 energias e 1 ponto\\
{{ :jogos:luna_8.png?nolink&50px }} ► Escolha uma reciclagem disponível;\\ ► Se jogador possuir a ferramenta especial desse módulo, pode usar como uma reciclagem disponível; \\ \\
{{ :jogos:luna_9.png?nolink&50px }} ► Pegue uma carta de alimento aberta\\ **OU**\\ ► Gaste 1 água, pegue as três carta e 1 ponto\\ \\ ► Quando o jogador terminar seu turno, abra novas cartas, se precisar embaralhe o descarte \\ \\
{{ :jogos:luna_10.png?nolink&50px }} ► Descarte quantas cartas de cientista quiser \\ ► Para cada valor de carta de cientista mova o marcador de stress \\ ► Se for a segunda ação de um cientista nível 2, valor dessa carta será 1\\
/*** <-- SUBSTITUA "Fase 3" pelo nome da fase ***/ ► Pontuar pelas sondas de extração: ao menos 2 seondas adjacentes \\ \\ ► Pontuar pelos créditos de carbono: pela ordem na trilha de CO2 \\ \\ ► Pontuar pelas melhorias construídas: Topo do tabuleiro; \\ \\ ► Reativar a ferramenta especial: Viram a peça para a próxima rodada \\ \\ ► Mover o marcador de oxigênio: zeram os marcadores da trilha de O2 \\ \\ ----
===== FIM DO JOGO =====
Pontos de final de jogo: \\ ► Estresse: marcador de stress2 ou 5 pontos\\ ► Cientistas: 2 pontos para cada cientista nivel 2\\ ► Alimentos: Marior variedade e maior valor nutricional.\\ ► Trilha de CO2\\ ► Demandas atendidas\\ ► Recursos\\ ► Lixo\\ \\ ----
===== UTILIDADES =====
/*** EXEMPLO DE LINK ***/ [[https://ludopedia.com.br/jogo/luna-maris/anexos/191155|Ludopedia - Manual]]\\
/*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO ***/ /*** ==================== ***/ /*** Ajuste as urls abaixo: ***/ Compartilhe com todos na mesa:\\ Exportar para pdf:\\ [[https://zeregras.com.br/doku.php?id=jogos:Luna Maris&do=export_pdf|{{ wiki:pdf.png?nolink&74 }}]] /*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO (fim)***/ /*** NÃO REMOVA AS TRÊS LINHAS ABAIXO ***/