~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ {{tag>mosaico}} ====== Circadianos - Primeira Luz ====== {{ :jogos:cir_capa.png?nolink |}} ---- ====== REGRAS ====== ===== PREPARAÇÃO =====
/*** Botões com efeito COLLAPSE: atribua o mesmo valor para collapse="XXXXX" na tag e no id="XXXXXX" da tag ***/ /*** ============= ***/ /*** SESSÃO: GERAL ***/ Geral ►Tabuleiro de Planeta com qualquer lado para cima, coloque 3 águas e 1 gema nos espaços com ícones no topo \\ \\ ►Crie um estoque de recursos são ilimitados, se precisar use os multiplicadores. \\ \\ ►Esconderijos de gemas: sorteie e coloque no tabuleiro com os recursos para cima. \\ \\ ►Tabuleiro de Negociações: de acordo com o número de jogadores com as facções a escolha, mas na ordem das cores e os 12 marcadores de incidente \\ \\ ►Tabuleiro de espaçoporto de acordo com o número de jogadores \\ \\ ►Coloque a carta fim de era no tabuleiro, embaralhe os eventos restantes e coloque 6 cartas sobre a carta fim de era e cartas restantes voltam para caixa. \\ \\ ►6 Tabuleiros de estação de acordo com o número de jogadores. \\ \\ ►Fazendas e Naves em 3 pilhas com a primeira aberta no Laboratório e na Fundição. \\ \\ ►Pilha embaralhada com as cartas de contrato, se acabarem, o descarte deve ser embaralhado. \\ \\ Jogador ►1 Centro de Pesquisa com 1 Escudo, 3 dados, 15 águas, 4 algas, 2 Energias e 10 dados em uma reserva próxima. \\ \\ ►Cada Jogador recebe 3 líderes aleatoriamente e abre um no seu centro de pesquisa. 3 líderes têm efeitos na preparação: UL KAH TAL coloca sua nave, SUNARI coloca sua fazenda e BJORG ganha a peça de dado 3 \\ \\ ►Contratos: Draft com 4 cartas, sendo 1 para descarte e 3 na mão do jogador \\ \\ /** SE NÃO HOUVER SOLO, REMOVA ESTA SESSÃO **/ Solo ►A preparação segue o mesmo processo da preparação normal, faça os seguintes ajustes: \\ \\ ►1 tabuleiro do IA com os três marcadores de progresso e um dado colocado nos ícones cinza no topo do tabuleiro. \\ \\ ►O jogador compra 5 cartas de contrato e fique com 3. \\ \\ ►Como na preparação normal o IA também coloca o coletor no centro do planeta. \\ \\ ►Pilha de cartas de Esquema do IA \\ \\ /*** SESSÃO: SOLO (FIM) ***/ /*** ================= ***/ ----
/*** TÓPICO: PREPARAÇÃO (FIM) ***/ /*** ====================== ***/ /*** ======================= ***/ /*** TÓPICO: FASES OU TURNOS ***/ ===== FASES =====
Primeira luz é jogado em 7 turnos, com 4 fases, ao abrir a última carta de evento será jogada a última rodada. /*** <-- SUBSTITUA "Fase 1" pelo nome da fase ***/ ►Revele uma carta de evento \\ \\ ►Role os dados **secretamente** \\ \\ ►Jogadores **alocam** os dados nas: garagens ou fazenda \\ \\ ►Jogadores **removem seus escudos**, revelando os dados que não podem ser mais movidos;\\ \\ ►Se houverem **dados na base**, eles são enviados antes das ações pela ordem do turno;\\ \\ ►Na ordem do turno, os jogadores se alternam enviando o seu dado **mais à esquerda**, pagando o alga(s) se for o caso e aplicando o efeito da nave, se houver. \\ \\ ►Se não puder, ou não quiser, pagar pelos custos, o dado e **todos os outros da sua garagem** vão para cantina e recebe 2 águas imediatamente por dado. \\ \\
{{ :jogos:cir_base.png?nolink&30% |}} ►Coloque um dado no lugar mais alto disponível e receba a recompensa (2 cartas de contrato ou 5 Águas). Na próxima rodada esses dados são alocados antes dos dados nos centros de pesquisa. {{ :jogos:cir_mine.png?nolink&30% |}} ►Coloque 1 dado em um espaço disponível, pague águas e receba as gemas indicadas {{ :jogos:cir_merc.png?nolink&30% |}} ►Envie um dado e faça as trocas descritas até o número de vezes da face do dado. {{ :jogos:cir_labo.png?nolink&30% |}} ►Envie um par de dados de mesmo número em um único turno, pague 3 algas ou 10 águas para pegar qualquer uma das fazendas e colocar no espaço mais à esquerda do seu tabuleiro ou destruir uma fazenda e substituir pela nova. {{ :jogos:cir_fund.png?nolink&30% |}} ►Envie um dado, pague 2 energias ou 10 águas e coloque a nave, de acordo com o número do dado, no primeiro espaço livre da sua garagem ou destra uma nave para substituí-la. {{ :jogos:cir_acad.png?nolink&30% |}} ►Envie um dado ao espaço com valor da face do dado, pague os recursos para obter um ou dois dados. Os dados serão usados na próxima rodada, mas podem ser perdidos pelos contratempos ou outros efeitos. Os dados são ilimitados, mas serão ajustados na fase de descanso para um máximo de 5 dados. {{ :jogos:cir_cont.png?nolink&30% |}} ►Envie um dado, pague 2 energias ou 10 águas e mova o coletor de acordo com o número do dado. Mais de um coletor pode ocupar o mesmo espaço\\ \\ ►Ao mover, o jogador recebe se houver, águas e gema disponíveis no espaço, já os valores impressos serão obtidos na fase de coleta.\\ \\ ►As setas na borda do tabuleiro movem o coletor para a outra extremidade.\\ \\ ►Coletores sobre esconderijos de gemas produzem 1 gema e 1 dado na fase de coleta\\ \\ ►Os esconderijos são revelados no final da partida ou através de algum evento, se estiverem revelados deixam de produzir. {{ :jogos:cir_repo.png?nolink&30% |}} ►Envie um dado para um espaço de acordo com a face do dado para cumprir um contrato, esse dado fica lá até o final do jogo.\\ \\ ►Pague os recursos informados na carta e mantenha aberta para usar a habilidade constante durante o jogo.\\ \\ ►Receba a recompensa informada na linha onde o dado foi alocado.\\ {{ :jogos:cir_nego.png?nolink&30% |}} ►Coloque o dado em um espaço disponível, pagando os custos especificados, podendo resolver a habilidade da facção e no final da partida você receberá os pontos.\\ \\ ►Se o avanço do valor do dado estiver disponível o jogador move o marcador e receba um bônus disponível.\\ \\ ►Verifique se o valor do dado já foi usado na coluna ou se a soma da coluna dispara algum contratempo e, nesse caso, mova o marcador e receba uma penalidade disponível.\\
►Coletar recursos do Planeta e das fazendas, em **qualquer ordem**.\\ \\ ►Algumas fazendas têm como requisito um dado, outras rendem recursos passivos\\ \\ ►Primeiro espaço na fazenda aumenta todos os outros dados da fazenda em +3.\\ \\ ►Retornam os dados dos tabuleiros de estação, Fazenda e Cantina. Dados de Espaçoporto e Negociações não retornam.\\ \\ ►Passa marcador de primeiro jogador (ou jogo se encerra na sétima rodada).\\ \\ ►Verificar se jogadores estão com mais de 5 dados em seu tabuleiro e na baseou 8 contratos e ajustar.\\ \\ ----
===== FIM DO JOGO =====
A partida termina ao final da 7ª rodada os itens que pontuam estão informados no escudo do jogador:\\ ►Dados no Tabuleiro de Negociação: ao lado de cada dado;\\ ►Contratos cumpridos: Valores e bônus (se houver);\\ ►Coletor sobre esconderão de gema;\\ ►Centro de Pesquisa: impressos nas peças e à esquerda no tabuleiro;\\ ►Gemas remanescentes no suprimento: 1 ponto cada. ----
/*** TÓPICO: FIM DO JOGO (FIM) ***/ /*** ========================= ***/ ===== UTILIDADES =====
/*** EXEMPLO DE LINK ***/ [[https://ludopedia.com.br/jogo/circadians-first-light/anexos/252373|Ludopedia - Manual]]\\
/*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO ***/ /*** ==================== ***/ /*** Ajuste as urls abaixo: ***/ Compartilhe com todos na mesa:\\ Exportar para pdf:\\ [[https://zeregras.com.br/doku.php?id=jogos:circadianos&do=export_pdf|{{ wiki:pdf.png?nolink&74 }}]] /*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO (fim)***/ /*** NÃO REMOVA AS TRÊS LINHAS ABAIXO ***/