~~NOTOC~~ ~~stoggle_closeDIV~~ {{tag>devir}} ====== Arnak ====== {{ https://pedrobot.com.br/wp-content/uploads/2024/07/ARN_TOPO.png?nolink |}} ---- ====== REGRAS ====== ===== PREPARAÇÃO =====
Geral **►Cajado Lunar:** Abra a tabuleiro e coloque o cajado marcando a Primeira rodada; \\ \\ **►Artefatos:** Pilha de cartas embaralhadas, abra 1 à esquerda do cajado lunar; \\ \\ **►Itens:** Pilha de cartas embaralhadas, abra 5 cartas à direita do cajado lunar; \\ \\ **►Medo:** Pilha de cartas viradas para cima; \\ \\ **►Ídolos:** Coloque aleatóriamente nos espaços marcados na ilha do tabuleiro (para cima ou para baixo de acordo com a marcação); \\ \\ **►Peças de Bloqueio:** Sorteie aleatoriamente e bloqueie o espaço de duas botas, marcado na peça, de acordo com o número de jogadores: * 4 jogadores: Nenhuma peça de bloqueio; * 3 jogadores: 3 espaços bloqueados; * 2 jogadores: 5 espaços bloqueados; \\ **►Peças de Templo:** Cada pilha terá peças igual ao número de jogadores; \\ \\ **►Peças de bônus de investigação:** * No Templo: Viradas para **baixo**, igual ao número de jogadores; * Na trilha de pesquisa: 1 peça aleatória virada para **cima** nos espaços, respeitando a marcação da qtd. de jogadores. \\ **►Provisão:** Recursos, Locais Níveis I e II e Guardiões são colocados no espaços no fim do tabuleiro (voltados para baixo); \\ \\ **►Assistentes:** 3 pilhas de 4 peças com o lado prateado para cima; \\ Jogador **►Tabuleiro do jogador:** com as miniaturas de arqueólogos; \\ \\ **►Baralho Inicial:** 2 cartas de financiamento, 2 cartas de exploração e **2 cartas de medo**; \\ \\ **►Fichas de Investigação:** Livro e lupa no tabuleiro principal do jogo; \\ \\ **►Jogador inicial:** recebe o marcador de primeiro jogador; \\ \\ **►Recursos Iniciais:** * 1° : 2 moedas; * 2° : 1 moeda e 1 bússola ; * 1° : 2 moedas e 1 bússola; * 1° : 1 moedas e 2 bússolas; \\ \\ ----
===== FASES =====
A partida de Arnak é jogada por 5 rodadas e cada rodada consiste em: \\ \\ === 1. Comprar Cartas === Todos os jogadores compram cartas até terem **5 cartas na mão**;\\ \\ === 2. Turno de ações === Jogadores se revezam executando **1 ação principal** e inúmeras **ações gratuitas**;\\ \\ /*** <-- SUBSTITUA "Fase 1" pelo nome da fase ***/ {{ :jogos:arn_1.png?nolink |}} ►Escolha um local já descoberto e descoupado; \\ \\ ►Pague o custo da viagem (botas, navios, barcos ou avião), podem ser usados símbolos: \\ \\ * Gastando as cartas, * dos assistentes, * dos seus guardiões, * gastar duas moedas para contratar um piloto de avião; \\ \\ ►Mova um arqueólogo do seu tabuleiro; \\ \\ ►Aplique o efeito do local; \\ {{ :jogos:arn_2.png?nolink |}} ►Escolha um local de nível I ou II, coloque seu arqueólogo e pague os custos: \\ \\ * Em bússolas (3 no nível I e 6 no nível II); * Em símbolos de custo de viagem; \\ ►Pegue o(s) ídolo(s), aplique o efeito se estiver **virado para cima** e guarde-os virados para baixo no seu tabuleiro; \\ \\ ►Pegue a peça de local e aplique seu efeito; \\ \\ ►Coloque uma peça de guardião voltada para cima no local (no fim da rodada, arqueólos recebem 1 medo se estiverem no local com guardião); \\ \\ ►Locais descobertos (mesmo com guardiões) estão liberados para escavações **sem custo de bússolas**; \\ {{ :jogos:arn_3.png?nolink |}} ►Seu arqueólogo **precisa estar no local** do guardião; \\ \\ ►Pague o custo do guardião; \\ \\ ►Coloque o guardião próximo ao seu tabuleiro virado para cima, após usar a dávida do guardião, vire-o para baixo. \\ {{ :jogos:arn_4.png?nolink |}} ►Pague moedas para comprar **um item** que vão para o **fundo do seu baralho** e a fileira de cartas é reabastecida; \\ \\ ►Pague bússolas para comprar **um artefato** que vão para sua **área de jogo descartados**, aplicando seu efeito sem pagar as tábuas. A fileira de cartas é reabastecida; \\ {{ :jogos:arn_5.png?nolink |}} ►Jogue **uma carta** da sua mão para sua área de jogo; \\ \\ ►Aplique o efeito da carta, se carta apresentar o raio de **ação gratuita**, ela não conta como ação principal nesse turno; \\ \\ ►Se jogar um artefato é necessário pagar o custo em tábuas; \\ \\ ►Carta jogadas para aplicar seu efeito não são consideradas como símbolos para pagar custos de viajem; \\ {{ :jogos:arn_6.png?nolink |}} ►Diário nunca pode ser movido para um espaço acima da lupa; \\ \\ ►Mova a peça na trilha pagando o custo do espaço; \\ \\ ►Ganhe os resultado da pesquisa (em qualquer ordem): o primeiro a chegar recebe a peça de bonificação e todos recebem o efeito da fileira. \\ \\ ►Assistentes são adquiridos com efeitos da trilha e são colocados em seu tabuleiro com o lado prateado para cima. Um próximo espaço da trilha promoverá o assistente para o lado dourado (e ronovado); \\ \\ ►No templo perdido o jogador coloca a lupa no espaço com mais pontos e está apto para comprar as peças do templo; \\ \\ ►Peças do templo perdido: pague o custo e pegue a peça de templo. (O custo na segunda fileira é combinado por dois custos da primeira fileira. O custo da última fileira será a combinação dos três custos) \\ ►Ao passar o jogador não realiza mais nenhuma ação até o final da rodada; \\ \\ ►Antes de passar, **deve usar todas** as suas ações gratuitas disponíveis; \\ \\ ►Cartas na mão podem ser descartas ou guardadas para próxima rodada, durante a etapa de preparação da próxima rodada; \\ \\ ►A rodada termina quanto todos tiverem passado a vez; \\ \\ /*** <-- SUBSTITUA "Fase 1" pelo nome da fase ***/ {{ :jogos:arn_7.png?nolink |}} Podem ser executadas a qualquer momento (antes, durante ou depois da sua ação principal): * Efeitos marcados com raio nas suas cartas (necessário descartar). * Usar um ídolo do seu tabuleiro (contina valendo 3 pontos, mas perde o ponto do tabuleiro) * Dádiva do guardão * Efeito do assistente \\ === 3. Passar a vez === Quando quiser o jogador **encerra** a participação na rodada;\\ \\ === 4. Preparação da próxima rodada === Todos os jogadores embaralham as suas cartas usadas e colocam no fundo do seu baralho; \\ \\ === 5. Cajado Lunar === Peça é movida para o próximo espaço e novas cartas de itens e artefatos são abertas; \\ \\ ----
===== FIM DA RODADA =====
- **Arqueólogos** voltam ao tabuleiro do jogador, com 1 medo se no local existia um guardião (a carta vai para sua área de jogo); - Jogador **descarta cartas de sua mão**, se assim desejar; - Embaralha todas as cartas descartadas na área de jogo e coloca no **fundo da sua pilha**; - **Assistentes** são renovados; - As duas cartas ao lado do cajado são **descartadas**, o cajado é movido e a fileira de cartas é reabastecida; - Passar a peça de **Jogador inicial**; - Uma nova rodada começa, reabastecendo a mão do jogador **com até 5 cartas**; - No fim da rodada **V**, os jogadores apenas recuperam seu arqueólogos (com cartas de medo), **ignoram** os demais passos e seguem para a **pontuação final**; ----
===== FIM DO JOGO =====
Ao final da 5ª rodada o jogo se encerra e os pontos são calculados: * Pontos pela posição da lupa e do diário na **trilha de investigação** * Pontos das peças obtidos no **templo perdido** * Pontos das **peças de ídolos** * Pontos pelos **Guardiões** * Pontos das **cartas** * Pontos negativos pelas **cartas de Medo** * Pontos pelos **objetivos** alcançados no modo campanha \\
===== UTILIDADES =====
/*** EXEMPLO DE LINK ***/ [[https://ludopedia.com.br/jogo/lost-ruins-of-arnak/anexos/175487|Ludopedia - Manual]]\\
Compartilhe com todos na mesa:\\ Exportar para pdf:\\ [[https://zeregras.com.br/doku.php?id=jogos:arnak&do=export_pdf|{{ wiki:pdf.png?nolink&74 }}]] /*** QRCORDE E EXPORTAÇÃO (fim)***/ /*** NÃO REMOVA AS TRÊS LINHAS ABAIXO ***/